iPadOS 16 anunciado: tablets da Apple ficam cada vez mais próximos de um MacBook

Novos apps também facilitam o trabalho compartilhado

iPadOS 16 anunciado: tablets da Apple ficam cada vez mais próximos de um MacBook
Créditos: Apple/Reprodução

A Apple anunciou durante a WWDC 2022 o iPadOS 16, a nova versão do sistema operacional utilizado nos iPads da empresa. O sistema utiliza diversas ferramentas que o aproximam do MacOS 13 Ventura e iOS 16. A Home foi redesenhada e a ferramenta Stage Manager desenvolvida para o macOS 13 Ventura também está chegando ao iPadOS 16. Além disso, os dispositivos irão receber aplicativo de clima/tempo e novas ferramentas de colaboração.

Com o Stage Manager é possível agrupar todas as abas abertas por aplicativos que ficam na lateral do dispositivo. Quando o usuário começa a utilizar um novo app, as abas relacionadas são automaticamente posicionadas no centro da tela. O Stage Manager promete facilitar quem realiza múltiplas tarefas com seu iPad. Além disso, a ferramenta também pode ser utilizada em conjunto com outro display.

Colaboração facilitada

Durante a conferência a Apple mostrou que o iPadOS 16 irá oferecer recursos semalhantes aos presentes no Google Docs. Usuários poderão colaborar diretamente através de documentos compartilhados. Um novo app chamado FreeForm, permite que diversos usuários possam contribuir simultaneamente em um quadro branco, com suporte para a caneta Apple. Através do Freeform é possível extrair arquivos em diferentes formatos, incluindo PDF, imagens e web links.

O novo update está disponível para desenvolvedores a partir desta segunda-feira (06), como uma preview. O beta público irá acontecer em julho, com o lançamento completo programado para os meses de setembro, outubro e novembro. O iPadOS 16 estará disponível para iPads de 5ª geração ou mais recentes, iPads Mini de 5ª geração ou acima, iPad Air de 3ª geração ou mais novos e para todos os modelos de iPad Pro.

MacBook Air ganha Redesign

Após quatro anos, o MacBook Air ganhou mudanças no seu visual. A nova versão do laptop, revelada durante o WWDC 2022,  será equipada com o Apple Silicon M2, terá uma tela de 13,6 polegadas (500 nits), MagSafe, duas entradas para cabos Thunderbolt e uma para fone de ouvido. O novo Air tem suporte para até 2 TB de armazenamento e 24 GB de memória e a empresa promete bateria com duração de até 18 horas. O preço do Macbook Air no Brasil começa na faixa de R$ 13.299, enquanto a versão Pro será vendida a partir de R$ 14.499. 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: The Verge, 9to5Mac
User img

Luiz Schmidt

Estudante de jornalismo na UFSC e Escritor. Amante de games, anime, manga e cultura japonesa. Autor do livro Histórias de Amor Talvez Estranhas.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.