Apple lança Safety Check, recurso para proteger pessoas de violência doméstica

Botão "Redefinição de Emergência" ajusta imediatamente o acesso de todas as pessoas e aplicativos

Apple lança Safety Check, recurso para proteger pessoas de violência doméstica
Créditos: Reprodução/The Verge

A Apple anunciou hoje, durante o evento WWDC 2022, a introdução de um novo recurso chamado Safety Check, ou Verificação de segurança, em português. A novidade chega no iOS 16 com o objetivo de proteger pessoas em relacionamentos abusivos ou com segurança pessoal em risco.

O Safety Check ajuda os usuários no gerenciamento de quais pessoas e aplicativos têm acesso aos seus dados e contas. Isso inclui aplicativos como Find My, localização, dados, contatos e etc. Mas, o mais importante é um botão de emergência dentro do recurso que redefine todo o acesso que qualquer pessoa possa ter às suas contas e informações cruciais.

06/06/2022 às 15:10
Notícia

Apple revela iOS 16 com personalização total da tela de bloqu...

Crie várias telas, filtros de notificações e combine ao Modo de Foco para maior imersão de tarefas

Com o botão de Redefinição de Emergência, a ferramenta remove rapidamente todo o acesso de aplicativos e contas pessoais que o usuário tenha concedido a outras pessoas. Ele pode deslogar facilmente do iCloud em todos os outros dispositivos, além de redefinir as permissões de privacidade e limitar as mensagens apenas ao aparelho por onde a pessoa ativou o recurso.

Essa ferramenta foi pensada para pessoas que estão em um relacionamento com um parceiro abusivo, limitando um possível acesso não autorizado em seus dispositivos. Para isso, a Apple trabalhou com a NNEDV (Rede Nacional para Acabar com a Violência Doméstica), NCVC (Centro Nacional para Vítimas de Crime) e a WESNET (Rede de Serviços para Mulheres) da Austrália para desenvolver um novo conjunto de recursos para ajudar pessoas em relacionamentos abusivos que precisam abandonar o radar para sua própria segurança.

Com a novidade, a Apple espera tornar seu ecossistema mais seguro, já que os dispositivos da marca podem conversar facilmente entre si para trocar informações pessoais importantes. Em um cenário de relacionamento abusivo ou violência doméstica, a marca espera que seus aparelhos não ajudem o agressor — já que um parceiro perigoso poderia ter acesso à localização e mensagens da vítima através de outros dispositivos.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: The Verge
User img

Mariela Cancelier

Mariela é jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina e gosta de jogos de luta e MOBAs. Atualmente é redatora e roteirista de tecnologia para o Mundo Conectado.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.