Apple revela iOS 16 com personalização total da tela de bloqueio e mais

Crie várias telas, filtros de notificações e combine ao Modo de Foco para maior imersão de tarefas

Apple revela iOS 16 com personalização total da tela de bloqueio e mais
Créditos: Reprodução/Apple

A Apple apresentou oficialmente o iOS 16 durante sua apresentação no WWDC 2022 (Worldwide Developers Conference), trazendo novos recursos para o sistema focados na personalização, comunicação e compartilhamento. A primeira novidade a ser lançada foi a customização total da tela de bloqueio, com design e possibilidades totalmente novas para o usuário de iPhone.

Segundo Craig Federighi, vice-presidente sênior de engenharia de software da Apple, o iOS 16 tem “a maior atualização já feita para a tela de bloqueio, reimaginando completamente sua aparência" e como ela funciona para os clientes. Agora será possível adicionar widgets à tela de bloqueio, ajustar a profundidade de campo do plano de fundo e muito mais. Confira abaixo as novidades:

Tela de Bloqueio

A tela de bloqueio agora pode ser customizada de várias maneiras, incluindo personalização de cores, estilos, fotos de fundo que são mostradas em horários diferentes, ícones de widgets e muito mais. Como sempre, a Apple também anunciou uma nova galeria de wallpapers com presets de designs de telas, incluindo novas animações ao desbloquear seu iPhone. Além disso, a própria Inteligência Artificial da companhia consegue analisar e sugerir fotos da galeria que poderiam servir como papel de parede.

As notificações da tela de bloqueio também receberam uma atualização: agora elas rolam na tela ao invés de serem listadas verticalmente. Tudo isso para economizar espaço e dar uma ar mais clean à tela, deixando a imagem de bloqueio o mais visível possível.

O novo iOS 16 trouxe alterações na forma como as notificações são apresentadas. Em particular, existem novos recursos para o que a Apple chama de "Live Notifications", ou “Notificações ao vivo”. Os desenvolvedores poderão adotar esse recurso com uma nova API para esse propósito, criando widgets para atividades como games, aplicativos de carona, exercícios e etc.

Continua após a publicidade

Modo de Foco

No ano passado, a Apple apresentou o recurso "Focus Mode", ou "Modo de Foco", no iOS 15. Hoje, a empresa lançou uma atualização para esse recurso, com o objetivo de ajudar ainda mais seus usuários em momentos de concentração. Para minimizar distrações e melhorar a rotina, o Modo de Foco pode conversar com a Tela de Bloqueio, selecionando uma lista de notificações para o foco dedicado.

Dessa forma, será possível criar diversas telas de bloqueio e telas iniciais, cada uma dedicada para um objetivo, como trabalho, exercício, pessoal, etc. Os filtros e permissões do modo deverão não só mostrar guias no navegador Safari relacionadas à concentração do momento, mas também filtrar notificações de mensagens, e-mails e do calendário.

Mensagens e "Shared with You"

Neste evento, a Apple abordou algumas das reclamações mais comuns sobre as Mensagens, e anunciou os seguintes novos recursos:

  • Editar mensagens
  • “Desfazer envio”
  • Marcar como não lido

O iOS 16 trouxe melhorias para o recurso Shared With You, incluindo nova integração com Mensagens e uma nova API que os desenvolvedores podem adotar. Também está sendo adicionado um novo recurso de aprendizado de máquina que permite selecionar facilmente o assunto de uma imagem, remover o plano de fundo e copiá-lo para outro aplicativo, como o Mensagens.

Ditado e Live Text

Os desenvolvedores da Apple apresentaram um sistema de Ditado totalmente novo no iOS 16. Agora, o novo sistema permite alternar facilmente entre o teclado (digitação) e usar o ditado (voz) para compor mensagens. O usuário pode até mesmo selecionar um trecho do texto para substituir por uma nova frase ou palavra falada através da ferramenta. 

O Ditado agora também pode aplicar de maneira inteligente pontuações e emojis. Segundo a empresa, o modo Ditado é usado mais de 18 bilhões de vezes por mês no mundo todo. 

Para melhorar a capacidade de integração de aplicativos de terceiros com a Siri, a Apple está lançando a API App Intents. Isso permitirá que os aplicativos se integrem à Siri sem trabalho adicional.

Outro recurso que recebeu updates foi o "Live Text", ou "Texto ao Vivo", responsável por obter informações em fotos e imagens — traduzindo línguas ou convertendo moedas. Com o iOS 16, a ferramenta também está se expandindo para vídeos pela primeira vez. Isso permite que você selecione o texto dos vídeos para copiá-los. Há também uma nova API de texto ao vivo que permite que os desenvolvedores acessem os recursos de texto ao vivo.

Continua após a publicidade

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: 9to5Mac
User img

Mariela Cancelier

Mariela é jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina e gosta de jogos de luta e MOBAs. Atualmente é redatora e roteirista de tecnologia para o Mundo Conectado.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.