Veja como a voz de Val Kilmer foi recriada digitalmente em Top Gun: Maverick

Pesquisadores reuniram mais de 40 modelos de vozes diferentes

Veja como a voz de Val Kilmer foi recriada digitalmente em Top Gun: Maverick
Créditos: Reprodução/Paramount Pictures

Com estreias arrasadoras no mundo inteiro, o longa-metragem Top Gun: Maverick ficou marcado por ser um dos maiores sucessos de Tom Cruise. Mas, uma coisa também chamou a atenção do público no filme: a voz do ator Val Kilmer recriada a partir de uma inteligência artificial. Diagnosticado com câncer de garganta, o ator teve que passar por uma traqueotomia (cirurgia da traquéia) em 2020.

06/06/2022 às 01:29
Notícia

Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes tem seu...

O filme será lançado nos cinemas em 17 de novembro de 2023

Kilmer é conhecido por ter interpretado o personagem Iceman no Top Gun de 1986 e ter uma grande parceria com o Tom Cruise, o Maverick. Após perder a voz por conta da doença, poucos acreditavam que o ator voltaria a sequência dirigida por Joseph Kosinski e que o retorno do personagem seria impossível. Mas, graças a um programa especial de inteligência artificial de voz, o Homem de Gelo conseguiu aparecer no filme.

A voz com inteligência artificial

Criada pela empresa Sonantic, a tecnologia aprendeu a imitar a voz de Kilmer, trazendo os principais aspectos da sua fala. Segundo John Flynn, CTO e cofundador da Sonantic, quando os atores conseguem realizar suas falas, a captação da voz são feitas através de scripts, que alimentam o mecanismo de voz do modelo de IA.

"Quando um ator é incapaz de executar as falas de nossos roteiros – como no caso de Val – precisamos fazer um pouco mais de trabalho manual. O primeiro passo é reunir gravações de áudio do ator. Para obter os melhores resultados, precisamos de áudio limpo, com pouco ruído de fundo, no formato da mais alta qualidade.", revelou Flynn.

Flynn ainda diz: "Depois que um modelo de voz personalizado é produzido, nosso aplicativo de desktop permite que as equipes de criação insiram texto e ajustem o desempenho, ajustando uma série de parâmetros-chave. No modo Diretor, por exemplo, as equipes criativas podem modificar o tom e o ritmo das frases para marcar a entrega certa."

De acordo com o Flynn, o processo ainda teve outras etapas, principalmente envolvendo o cuidado de remover ruído de fundo sem destruir o conteúdo da fala. No final do procedimento, foram coletados mais de 40 modelos de vozes diferentes, onde os pesquisadores selecionaram o melhor, tanto no quesito qualidade de som, quanto no modelo mais expressivo.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: BGR Fonte: Sonantic
User img

André Lindsay

Natural de São Paulo, André é um publicitário formado em 2020 que atualmente trabalha como redator nos sites Adrenaline e Mundo Conectado. Além da paixão pela escrita e pelo mundo da tecnologia, um dos seus sonhos é se tornar dublador.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.