Pela primeira vez, pesquisadores conseguem fazer teletransporte com qubits distantes

Com avanço, internet quântica está cada vez mais próxima

Créditos: Matteo Pompili for QuTech.

Em 2014 um grupo de cientistas conseguiu realizar pela primeira vez um teletransporte 100% seguro garantido de qubits, e agora 8 anos depois, Sophie Hermans e seus colegas, um grupo de pesquisadores da Universidade de Tecnologia de Delft, nos países baixos, foi capaz de dar mais um passo rumo a internet quântica.

Conseguiram pela primeira vez usar o teletransporte quântico para transferir informações entre qubits que estavam a uma longa distancia um do outro. Ou seja, conseguiram levar informação armazenada a uma longa distancia se que houvesse qualquer perda pelo caminho.

10/06/2022 às 14:18

Conheçam o Robô que pode se mover dentro do corpo humano

No futuro ele poderá ser utilizado para administrar medicações dentro do corpo humano

Claro, quando falamos sobre teletransporte, automaticamente buscamos as referências que temos nos filmes de ficção e jogos eletrônicos, o que não está tão distante do que foi feito em pesquisa, exceto pelo fato de que não estão lidando com matéria orgânica e sim apenas informações.

Porém, a importância aqui é que, diferente da internet comum que conhecemos, esta não viaja pelo espaço intermediário, o que tornaria quase impossível de ser interceptada, tornando-a um grande passo rumo a uma criptografia quântica a ser usada para o futuro.

Como é feito o teletransporte

Os qubits são construídos dentro de diamantes e para que eles funcionassem dentro desse experimento, foi necessário os seguintes ingredientes: Um link por entrelaçamento quântico entre o remetente e o receptor, e uma forma segura para ler os qubits e a sua capacidade de armazenar temporariamente os valores de cada um desses qubits.

Para a realização do teste a equipe usou três diamantes com qubits que pudessem armazenar informações por um período maior de tempo, com cada um desses diamantes sendo nomeados e recebendo uma função, eles são: Alice, Bob e Charlie.

E para que o teletransporte funcione, o primeiro passo é criar um emaranhamento entre Alice e Charlie, que apesar de não ter quaisquer conexão física com Bob, ambos estão diretamente conectados. Com o emaranhamento feito, Bob, armazenará o seu dado e criará um estado de entrelaçamento com Charlie, para que então ele possa enviar o seu estado adiante. Em resumo, com Alice e Charlie entrelaçados, e Bob enviando a informação do seu estado, o teletransporte está pronto para ser usado.

05/06/2022 às 18:00

Bicicleta elétrica da marca que Ronaldo escolheu para cumprir...

Ronaldo Fenômeno vai percorrer 500km de bike elétrica para pagar promessa após seu time, Real Vallado...

O próximo passo é criar a mensagem que será enviada, o bit quântico. O que nesse caso é feito em Charlie e a mensagem a ser enviada pode ser um valor de 1 á 0 ou qualquer outra variável quântica intermediaria. E para garantir que o teletransporte funcione, o experimento foi feito repetidamente utilizando vários valores pelos pesquisadores.

Sendo a última etapa do experimento o teletransporte de Charlie para Alice, onde Charlie faz uma medição conjunta com a mensagem em seu processador quântico e a sua outra metade do estado emaranhado, no caso Alice tem a outra metade desse estado. É será durante esse processo de medição que, então, a informação que está ao lado de Charlie é teletransportada para ao lado de Alice.

A Internet Quântica

O curioso aqui é que durante o processo de transferência, o bit quântico enviado é criptografada e a sua chave é o resultado da medição de Charlie. Que em seguida, conforme o estudo:

"Então Charlie envia o resultado da medição para Alice, após o que Alice realiza a operação quântica relevante para descriptografar o bit quântico. Por exemplo, através de um “bit flip”: 0 torna-se 1 e 1 torna-se 0. Após Alice ter realizado a operação correta, a informação quântica é adequada para uso posterior. O teletransporte foi bem sucedido!"

A equipe agora está empenhada em descobrir meios de fazer com a informação retorne, para que assim eles possam criar um fluxo ilimitado de envio e recebimento de informações da forma mais segura possível, e "a longo prazo, esse tipo de teletransporte servirá, portanto, como a espinha dorsal da Internet quântica".

O estudo completo foi publicado no jornal cientifico Nature e pode ser lido aqui.

Via: The Quantum Insider

Diogo Batista

Um apaixonado por games, filmes de horror, livros e metal extremo. Começou a produzir conteúdo na internet quando tudo ainda era mato e não parou mais.