De acordo com informações apresentadas pela Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), os automóveis híbridos não-plugin (HEV e MHEV) continuam liderando as vendas deste setor no Brasil. Para quem não conhece, HEV é um híbrido que a bateria do motor elétrico é alimentada pelo motor a combustão interna, sem a opção de recarregar na tomada — como é comum nos carros da Tesla, por exemplo. Já o MHEV é similar, com o motor elétrico sendo auxiliar, mas não é possível movimentar o veículo apenas com ele. Resumidamente: carros que, fatalmente, são abastecidos apenas em postos de gasolina, e não em tomadas — justificando o termo “eletrificado” para produtos com essas características.
Entre as fabricantes que se destacam, a Toyota está no topo com tranquilidade quando o assunto é dominar o nicho de híbridos não plug-in (HEV e MHEV). Confira as tabelas, de acordo com informações compartilhadas por este site:
Híbridos não plug-in (HEV e MHEV):
- 1 — Toyota Corolla Cross: 5.240
- 2 — Toyota Corolla Altis: 2.329
- 3 — Kia Stonic MHEV SX: 331
- 4 — Jaguar Land Rover Discovery D200 MHEV: 314
- 5 — Mercedes C200 AMG Line: 274
Totalmente elétricos a bateria (BEV):
- 1 — Volvo XC40 Recharge PE: 398
- 2 — Volvo C40 P8 Recharge: 234
- 3 — JAC e-JS1: 189
- 4 — BMW Mini Cooper: 162
- 5 — Fiat 500e Icon: 146
Híbridos plug-in (PHEV):
- 1 — Volvo XC60: 638
- 2 — BMW X5 XDrive 45E: 351
- 3 — Jaguar Range Rover: 263
- 4 — BMW X3 XDrive 30E: 248
- 5 — Volvo XC90: 209
Dez primeiros:
- 1 — Toyota Corolla Cross (HEV): 5.240
- 2 — Toyota Corolla Altis (HEV): 2.329
- 3 — Volvo XC60 (PHEV): 638
- 4 — Volvo XC40 Recharge PE (BEV): 398
- 5 — BMW X5 xDrive 45E (PHEV): 351
- 6 — Kia Stonic SX (MHEV): 331
- 7 — Jaguar Land Rover Discovery D200 (MHEV): 314
- 8 — Mercedes C200 AMG Line (HEV): 274
- 9 — Jaguar Range Rover (PHEV): 263
- 10 — BMW X3 XDrive 30E (PHEV): 248
(Toyota Corolla Cross / Créditos: toyota.com.br)
Gradualmente, os carros elétricos puros estão ganhando terreno. Apenas no primeiro quadrimestre deste ano, foi registrado crescimento de 78% neste setor, quando comparado com o mesmo período de 2021. Os resultados reforçam as expectativas positivas da ABVE para a eletromobilidade no Brasil. Com aumentos constantes nos preços dos combustíveis tradicionais, entre outros problemas enfrentados pelos motoristas brasileiros, a migração para um carro que não dependa de gasolina e/ou álcool é atrativa para muitos na teoria, mas esbarra em problemas práticos, principalmente envolvendo um gasto considerável com veículos totalmente preparados para carregamento por tomada e com boa autonomia.
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Por mais que este seja um segmento que está sendo expandido aos poucos, já podemos ver os primeiros resultados dos investimentos das fabricantes. O que você acha dessas informações? Compartilha a positividade que a ABVE demonstrou? Deixe o seu ponto de vista nesta matéria e nos acompanhe nas redes sociais!
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Via: olhardigital.com.br Fonte: neonseguros.com.br