No começo da semana, o grupo de pesquisadores da Frontiers in Human Neuroscience descobriu recentemente uma ilusão de ótica que faz com que a pessoa tenha a sensação de cair em um buraco negro.
Veja primeira foto do Buraco Negro no centro da Via Láctea
Sagitário A* fica localizado à 26.000 anos-luz de distância do Sistema Solar
De acordo com o estudo, a imagem parada que conta com um fundo branco, diversas bolinhas pretas e uma bola central grande gera uma sensação expansão ilusória, fazendo com que o cérebro faça previsões e passe uma nova percepção do mundo para a visão. Apesar de estática, a imagem apresenta uma grande classe de padrões ópticos que emitem sensações dinâmicas conscientes de movimento ilusório.
Para ter essa sensação, primeiramente aumente a imagem abaixo ou clique aqui para ver a imagem original. Ao olhar para o centro da foto por alguns segundos, grande parte das pessoas percebem a bola central se expandindo e sentem que estão caindo no buraco.
Segundo os pesquisadores, a reação pode acontecer em qualquer lugar, seja ele iluminado ou não, sem precisar necessariamente contar com ajustes de pupila. Apesar de tudo, não há uma explicação exata da resposta que faz que esse tipo de reação ocorra, porém, os especialistas acreditam que a ilusão mostra como o cérebro humano compensa o tempo de processamento para perceber o que é real até o que é distorcido por ilusões e reflexos involuntários através das retinas.
"Dado que o tipo de ilusão acima também implica uma mudança ilusória na luminância, uma vez que implica a expansão da escuridão, é possível sondar o impacto da ilusão não apenas através da fenomenologia de um observador, consistindo em relatos verbais conscientes, mas também examinando um involuntário índice fisiológico: o diâmetro da pupila do olho.", revela o estudo.
Ilusão de brilho Asahi
Outra imagem utilizada no estudo usufruiu da ilusão de brilho Asahi, de Akiyoshi Kitaok, que faz com que os humanos se confundam com as cores de uma figura, ou seja, dando uma ilusão de que há uma semelhança geométrica com os gradientes formados pelo brilho da luz solar forte quando parcialmente obstruídos por folhas de plantas ou formações de nuvens por exemplo.
No exemplo abaixo, é comum ver que o branco no meio da ilusão como sendo muito mais brilhante do que o branco ao redor (em cima das figuras pretas), quando na realidade ambos têm exatamente o mesmo tom e o brilho total da imagem é uniforme.
O fenômeno pode ser explicado pela restrição do diâmetro da visão, onde a pupila modera a quantidade de luz que entra, não apenas para otimizar a visão, mas também para proteger a retina da exposição excessiva à luz.
Você pode conferir o estudo completo clicando aqui.
Veja também: O som de um buraco negro; ouça áudio inédito divulgado pela NASA.
.....
Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.
Via: Gizmodo