Índice do Artigo

Ciência

Qual é a chance de uma raça alienígena inimiga invadir a Terra? Estudo (realmente) responde

A chance é extremamente pequena no momento, mas ela existe

01/06/2022 19:42 Update 01/06/2022 19:42 0
Qual é a chance de uma raça alienígena inimiga invadir a Terra? Estudo (realmente) responde
Créditos: Olhar Digital

A ficção científica está sempre trabalhando a ideia de uma raça alienígena hostil invadir a Terra, e atire a primeira pedra quem nunca questionou se isso poderia acontecer de verdade. O interesse no assunto foi tanto que uma pesquisa recente foi de fato dedicada a investigar qual a probabilidade de uma visita extraterrestre por aqui – e chegou a uma conclusão.

De acordo com esse estudo, chamado “Estimando a prevalência de civilizações extraterrestres maliciosas” em tradução livre, existe a chance de quatro entre os milhões de exoplanetas da Via Láctea serem a casa de outros seres vivos mal-intencionados que estariam cogitando nos atacar. Curiosamente, essa estimativa foi baseada na possibilidade de nós, seres humanos, invadirmos um exoplaneta desabitado. A primeira etapa do método de pesquisa consistiu em calcular a quantidade de países que invadiram outros entre 1915 e 2022, analisar a probabilidade de cada país realizar uma invasão com base na porcentagem de gastos militares globais e adicionar a probabilidade individual de cada país instigar uma invasão.

Na segunda etapa, o resultado do cálculo anterior foi dividido pelo total de países da Terra, o que se tornou “a probabilidade humana atual de invasão de uma civilização extraterrestre”. No momento, sem tecnologia suficiente para viagens interestelares, a raça humana tem 0,028% de chance de atacar uma raça alienígena.

Levando em consideração um artigo de 2012 que previa a possível existência de mais de 15.700 civilizações na Via Láctea, os cálculos finais afirmam que 0,22 destas civilizações do Tipo 1 na Escala Kardashev seriam hostis caso tentássemos entrar em contato com elas. O número sobre para 4,42 considerando povos que também não teriam capacidade de viajar pela galáxia agora. A Escala de Kardashev divide civilizações com base na energia que podem produzir, controlar e usar.  

Um ponto importante é que Alberto Caballero, astrônomo amador, estudante PhD em resolução de conflitos na Universidade de Vigo e autor deste e outro recente artigo que descreve o famoso sinal Wow!, já adianta que sabe das limitações do método escolhido, já que não sabemos como a mente de tais alienígenas funciona e temos que partir da vida como a conhecemos. Além disso, apesar de existir a chance, a possibilidade de realmente entrarmos em contato com os E.T.s hostis é extremamente pequena.

“A probabilidade de uma invasão extraterrestre por uma civilização de algum planeta para o qual enviemos mensagens é, em duas ordens de magnitude, menor que a chance de uma colisão com um asteroide capaz de aniquilar a vida” – Trecho do artigo de  Alberto Caballero.

A pesquisa completa foi publicada no repositório arXiv, sem revisão de pares.

Via: Vice