James Webb terá primeiras fotos coloridas divulgadas em julho

Até o momento, NASA e ESA só divulgaram imagens infravermelho

James Webb terá primeiras fotos coloridas divulgadas em julho
Créditos: Divulgação/ESA

A Agência Espacial Europeia (ESA), uma das agências responsáveis pelo projeto do Telescópio Espacial James Webb (JWST, sigla em inglês), publicou em seu site que as primeiras imagens totalmente coloridas do JWST serão divulgadas em 12 de julho. Até o momento, somente as imagens de infravermelho foram divulgadas pela NASA e ESA

30/05/2022 às 17:45

Telescópio James Webb estudará geologia de duas super-Terras

Qualidade de sensores do JWST proporcionará estudo pioneiro de exoplanetas

Expectativas altas para imagens coloridas de JWST

As imagens de infravermelho, por mais que mostrem um grande avanço tecnológico nos comparativos, não têm um grande um apelo com o público mais comum, que não é aprofundado no tema de astronomia. Então, além de apresentar resultados científicos de anos de pesquisas de equipamentos, as primeiras fotos coloridas capturadas pelo James Webb terão um impacto maior perante a população mais "desligada" em assuntos espaciais.

"A divulgação das primeiras imagens coloridas do James Webb darão um momento único para nós todos pararmos e nos maravilharmos com uma visão nunca antes vista pela humanidade, disse Eric Smith, diretor do programa na ESA. "Essas imagens são o resultado final de décadas de dedicação, talentos e sonhos — mas também serão apenas o começo", concluiu Smith. Será que teremos uma nova foto dos Pilares da Criação pelo JWST?

Comparativo entre imagens do Telescópio Spitzer e JWST. Créditos: Divulgação/NASA.

James Webb: anos de produção até o lançamento

O projeto do telescópio James Webb foi desenvolvido pela National Aeronautics and Space Administration (NASA) em conjunto com as agências espaciais europeias e canadense. Inicialmente, era previsto para ter sido lançado em 2007. Mas alguns problemas atrasaram o lançamento do modelo, um deles foi o alto custo de produção do telescópio James Webb, que estava aumentando cada vez mais e, ainda em 2005, fizeram os engenheiros repensar o projeto original.

Em 2016 o telescópio foi declarado como pronto, mas novamente o seu projeto foi suspenso por complicações de construção e ficou assim até 2019, quando ele finalmente foi montado. Entretanto, devido a pandemia causada pela COVID-19, mais atrasos aconteceram até a NASA finalmente marcar o dia 18 de dezembro de 2021 para o lançamento.

30/05/2022 às 12:00

Reservas de água na Lua? Vulcões antigos podem fornecer o pre...

O estudo foi publicado em maio no The Planetary Science Journal

Através dele os pesquisadores poderão observar ainda mais coisas do espaço, podendo ver algumas das galáxias mais antigas do universo e outros corpos celestes, como buracos negros.

Felipe Freitas

Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia e adora jogos com histórias bem feitas. Não perde a chance de fazer uma Jojo Pose.