Chat na TV: YouTube lança recurso de interatividade para sincronizar TV e celular

Funcionalidade chega "antes tarde do que nunca"

Chat na TV: YouTube lança recurso de interatividade para sincronizar TV e celular
Créditos: Divulgação/YouTube

O YouTube anunciou hoje, dia 1 de junho, em seu blog oficial, um novo recurso que permite aprimorar a integração entre seu app para televisão e um celular iOS ou Android. A publicação foi assinada por Neal Mohan, diretor de produtos da plataforma de vídeo. Para usar, basta entrar na mesma conta de YouTube pelo celular e na televisão. Essa nova funcionalidade permitirá que o usuário realize diversas ações no vídeo exibido na televisão através do seu celular

28/05/2022 às 17:00
Notícia

YouTube apresenta nova ferramenta para análise de Shorts e lives

Agora, os criadores poderão ver os dados de acordo com o tipo de conteúdo produzido

Integração chega após 12 anos do YouTube para TVs

A televisão, contrariando diversas previsões, não perdeu espaço para os smartphones — muito menos virou um "monitor gigante". Com a popularização das smart TVs, o cabo HDMI entre notebook e televisão foi deixado de lado. Hoje praticamente toda plataforma de vídeo e streaming possui um aplicativo para os novos televisores. Mas faltava uma coisa para o app do YouTube: a sincronização entre a TV e app para Smartphones. Essa integração finalmente chegou, o que permitirá que o usuário assista os vídeos na televisão enquanto comenta, curte, entre outras funções, pelo seu celular.


Créditos: Divulgação/YouTube.

Neal Mohan explicou no artigo que a decisão de sincronização entre os dois dispositivos se deu pelo fato de que 80% das pessoas assistem televisão om o celular na mão. "Estudando essa tendência mais a fundo, percebemos que as pessoas não apenas abrem o YouTube também no aplicativo do celular, mas que mais de 50% das ações de engajamento (curtidas e assinaturas de canais, por exemplo) ocorrem pelo telefone – tudo isso enquanto o vídeo está rolando na tela da TV", explicou Mohan.

Assim, ao invés do app da televisões receber um redesign para ações enquanto o vídeo é reproduzido, a equipe optou por utilizar o smartphone como "controle", sincronizando as ações entre ele e a televisão. 

Como sincronizar o YouTube na Smart TV e smartphone

Para utilizar a integração, basta entrar na mesma conta de YouTube pelo celular e na televisão. Em seguida, abrir o aplicativo do YouTube no telefone e clicar em “conectar” na caixa que vai aparecer automaticamente. Com isso, celular e televisão estarão sincronizados. Assim, será possível interagir diretamente com o vídeo exibido na TV através do smartphone

Com essa nova funcionalidade — que fazia falta —, ficará mais fácil a navegação na plataforma de vídeos. O usuário poderá ler as descrições dos vídeos, comentar, compartilhar em outras redes sociais e até mesmo assinar um canal ou contribuir com um Super Chat pelo smartphone, sem nenhuma interrupção no vídeo exibido na Smart TV.

Segundo o Google, em comunicado à imprensa, "lançamentos como este estão alinhados às tendências da plataforma de alinhar-se cada vez mais às necessidades dos usuários. Dados de janeiro de 2022 estimam que, em média, mais de 700 milhões de horas de conteúdo do YouTube são consumidas na TV, diariamente. Esse novo recurso permitirá que essa experiência seja ainda mais completa"

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

User img

Felipe Freitas

Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia e adora jogos com histórias bem feitas. Não perde a chance de fazer uma Jojo Pose.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.