Zircon: novo míssil hipersônico da Rússia é quase impossível de ser detectado

Testes com o míssil foram considerados um sucesso pelo Ministério da Defesa da Rússia

Zircon: novo míssil hipersônico da Rússia é quase impossível de ser detectado
Créditos: Folha de São Paulo/Reprodução

A Rússia concluiu com sucesso testes com seu novo míssil de cruzeiro hipersônico, batizado de Zircon, De acordo com informações do Ministério da Defesa do país, o Zircon foi disparado da fragata Amiral Gochkov, no mar de Barents, localizado no norte da Rússia, e percorreu 1.000km até o alvo localizado no ártico.

O voo do míssil hipersônico correspondeu aos parâmetros especificados - Ministério da Defesa, Rússia

 

O Zircon (3M22) é um míssil de cruzeiro antinavio, capaz de atingir velocidade 9 Mach (cerca de 11.000km/h), com alcance de 1.000km e voa a altitudes que variam entre 30 a 40km. As características de velocidade do míssil fazem com que ele seja praticamente impossível de detectar pelos sistemas de defesa, a não ser que seja tarde demais.

Projetado para percorrer longas distâncias e atingir embarcações inimigas, o míssil hipersônico é considerado mais rápido do que outros mísseis antinavio de outros países. Ele é o primeiro míssil hipersônico do mundo capaz de ser lançado de um navio da superfície quanto de um submarino. 

O Ministério da Defesa aponta que a arma é capaz de destruir alvos marítimos. Além disso, o Zircon já está sendo preparado para ser utilizado em navios, submarinos, porta-aviões e também em instalações militares terrestres. 

Guerra na Ucrânia está apresentando novas armas de destruição

A invasão russa em território ucraniano está no 98º dia e com o passar do tempo vemos mais destruição e novas armas sendo utilizadas por ambos os países. Durante os dias de conflito já vimos drone molotov modificado por cidadãos ucranianos para combater o exército russo.

Além disso, diferentes países estão enviando auxílio bélico à Ucrânia, como os Estados Unidos que enviou os novos drones Phoenix Ghost, que são armas suicidas projetadas para se autodestruirem ao atingir o alvo. Do lado da Rússia, os testes com o Zircon são um sinal claro da força bélica do país que podem favorecer as tropas de Vladmir Putin durante a guerra. Enquanto o conflito perdura, os avanços bélicos ao redor do mundo continuam mostrando sua capacidade de destruição. 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: UOL, Folha de São Paulo
User img

Luiz Schmidt

Estudante de jornalismo na UFSC e Escritor. Amante de games, anime, manga e cultura japonesa. Autor do livro Histórias de Amor Talvez Estranhas.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.