Site da Receita Federal passa por instabilidade no último dia da declaração do Imposto de Renda

Receita Federal prorrogou prazo para adesão ao RELP devido a instabilidade

Site da Receita Federal passa por instabilidade no último dia da declaração do Imposto de Renda
Créditos: Receita Federal/Divulgação

Hoje, terça-feira (31), é o último dia para declarar o Imposto de Renda. De acordo com a Receita Federal, quase dois milhões de brasileiros ainda não prestaram contas ao fisco nesse último dia. O portal eCAC da Receita Federal vêm passando por instabilidades desde as 9h da manhã, segundo dados do site DownDetector. A Receita Federal não comentou oficialmente sobre a instabilidade, mas prorrogou  o prazo de adesão ao RELP (Programa de Reesclaonamento do Pagamento de Débitos no âmbito do Simples Nacional) para o dia 3 de junho

Uma das possíveis razões da instabilidade pode ser o grande número de acessos simultâneos a página da declaração do Imposto de Renda. O portal eCAC reúne uma série de recursos úteis ao brasileiro, como por exemplo, verificar a situação do processamento da Declaração do Imposto de Renda, alterar dados bancários para receber restituição do IR e etc. Além disso, o portal também é utilizado para realizar o cadastro dos Microempreendedores Individuais (MEIs) e proprietários de micro e pequenas empresas para se cadastrar ao RELP. 

A instabilidade do portal levou a Receita a prorrogar a adesão ao RELP, que permite ao empreendedor parcelar as dividas apuradas pelo Simples Nacional até o mês de fevereiro de 2022. A instrução normativa com a prorrogação será publicada em edição extra do Diário Oficial da União, informou a Receita Federal. 

DownDetector revela instabilidade

Como é possível visualizar na imagem acima, o portal eCAC vem apresentando grandes números de reclamações desde as 9h da manhã, atingindo pico próximo às 12h. O site também aponta que apesar de um período de estabilização no início da tarde, a partir das 15h o portal voltou a não funcionar corretamente.

As instabilidades causaram reclamações por parte de diversos usuários através do Twitter, alegando dificuldade em se cadastrar no RELP e também para declarar o Imposto de Renda. Muitos usuários até conseguiram lançar seus IRs, mas o funcionamento errôneo do site não permitia que os usuários confirmassem se tudo estava funcionando corretamente. 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

User img

Luiz Schmidt

Estudante de jornalismo na UFSC e Escritor. Amante de games, anime, manga e cultura japonesa. Autor do livro Histórias de Amor Talvez Estranhas.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.