Como verificar a integridade do seu computador com Windows 11

Você pode fazer isso acessando as Configurações

Como verificar a integridade do seu computador com Windows 11
Créditos: Windows

Assim como qualquer dispositivo eletrônico, é importante ter certeza e garantir que ele esteja em seu estado ideal de uso periodicamente. No seu PC, você pode fazer verificações regulares de saúde para prevenir algum erro que possa ocorrer. Dessa forma, é possível corrigir problemas que causam interrupções no seu trabalho diário ou tarefas pessoais. Nesse post a gente te mostra como você pode fazer isso.

No Windows 11, você tem à sua disposição vários relatórios que você pode usar para verificar o desempenho do seu PC. Em seguida, com base nos resultados, é possível adotar uma ação para corrigir os problemas que já podem estar lá ou que possam surgir no futuro. Aqui vamos te mostrar os dois principais aplicativos.

 

Verificação de Integridade

A Microsoft inseriu o aplicativo Verificação de Integridade juntamente com o Windows 11 e com ele você pode verificar o desempenho do seu PC. Pode ser que ele já esteja instalado no seu computador. Mas caso não esteja, é possível baixá-lo diretamente no site da Microsoft.

Passo1: Abra o menu Iniciar e na barra de pesquisa, digite “Verificação de Integridade do PC” e abra-o

Passo 2: Você verá várias opções no aplicativo, como Capacidade de Armazenamento, Capacidade da Bateria (em casos de notebooks), Backup e Sincronização, Windows Update, etc…

A melhor parte desse aplicativo são as “Dicas sobre a Integridade do PC”. Lá você verá maneiras de melhorar o desempenho do seu sistema. Apesar de genéricas e não necessariamente personalizadas de acordo com cada computador, ainda assim são dicas muito boas.

Continua após a publicidade

 

Segurança do Windows

Você ainda pode usar a Segurança do Windows para saber mais sobre a integridade do seu PC, veja:

Passo 1: Abra o menu Iniciar e na barra de pesquisa digite por “Segurança do Windows”.

Passo 2: Selecione “Desempenho e Integridade do Dispositivo

Passo 3: A seção “Relatório de Integridade” mostrará quando a última verificação ocorreu e se há algum problema que precisa da sua atenção. Não é preciso executar essa verificação normalmente, pois o próprio sistema já faz isso de forma independente de tempos em tempos.

Pronto! Caso há alguma coisa de errado com seu PC, o próprio Windows mostrará nesses aplicativos e dará soluções para você corrigir.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: wccftech
User img

Tainan Toldo

Jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina. Viciado em tecnologia, internet e mundo pop. Redator e Social Media no Mundo Conectado e no Adrenaline.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.