Twitter é multado em US$ 150 milhões por vender dados de usuários

A plataforma permitiu que anunciantes usassem os dados para segmentar propagandas

Twitter é multado em US$ 150 milhões por vender dados de usuários
Créditos: BFMTV.COM

O Twitter nos Estados Unidos deverá pagar uma multa de 150 milhões de dólares - aproximadamente 700 milhões de reais - depois que autoridades da FTC - Comissão Federal do Comércio e o Departamento de Justiça acusaram a plataforma de usar ilegalmente dados de usuários para vender anúncios direcionados.

De acordo com a denúncia apresentada pela FTC, que é uma agência independente do governo dos EUA cuja missão é a aplicação de leis e a proteção ao consumidor, o Twitter em 2013 começou a pedir que os usuários que fornecessem um número de telefone ou endereço de e-mail para melhorar a segurança da conta, mas, com esse pretexto, acabou usando os dados para segmentar usuários com anúncios. 

Esta prática afetou mais de 140 milhões de usuários do Twitter, ao mesmo tempo em que impulsionou a principal fonte de receita do Twitter”, disse Lina Khan, presidente da FTC.

O Twitter gera a maior parte de sua receita com publicidade em sua plataforma, que permite de usuários que vão desde consumidores até celebridades e corporações, postem mensagens de 280 caracteres - os populares tweets.

Ian Reynolds, diretor gerente da empresa de segurança de computadores Secure Teams disse que o Twitter está, mais uma vez, “violando a confiança que seus usuários têm em sua plataforma, usando suas informações privadas para sua própria vantagem e aumentando sua própria receita".

Ele acrescenta: "O Twitter levou seus clientes a uma falsa sensação de segurança ao adquirir seus dados alegando que era para fins de segurança e proteção de sua conta, mas acabou usando os dados para segmentar seus usuários com anúncios. Essa realidade mostra o poder que as empresas ainda têm sobre seus dados e que há um longo caminho a percorrer antes que os usuários possam se sentir confortáveis sabendo que têm controle total sobre sua própria pegada digital".

Para mostrar a autenticidade de uma conta, o Twitter exige que cada usuário forneça um número de telefone e um endereço de e-mail. Essas informações também ajudam as pessoas a redefinir suas senhas, caso esqueçam.

Além da multa, o Twitter também deve:

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  • Parar de usar os números de telefone e endereços de e-mail coletados ilegalmente;
  • Notificar os usuários sobre o uso indevido de informações de segurança;
  • Informar os usuários sobre a ação de aplicação da lei da FTC;
  • Explicar como desativar anúncios personalizados e revisar as configurações de autenticação de multifatores;
  • Fornecer opções de autenticação de multifatores que não precisam de um número de telefone;
  • Implementar um programa de privacidade e segurança aprimorado que inclui a notificação de incidentes à FTC dentro de 30 dias;
     

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Via: BBC
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Tainan Toldo

Jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina. Viciado em tecnologia, internet e mundo pop. Redator e Social Media no Mundo Conectado e no Adrenaline.

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