Anatel vai avaliar necessidade de adiar para setembro implantação do 5G nas capitais

O prazo original seria para entregar a implantação até o dia 31 de julho

Anatel vai avaliar necessidade de adiar para setembro implantação do 5G nas capitais
Créditos: truthcomestolight.com

Na próxima quinta-feira, 2 de junho, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) analisará uma proposta do grupo responsável pela coordenação da limpeza da faixa 3,5 GHz. O intuito é ampliar em até 2 meses o prazo da instalação dos equipamentos e da distribuição do sinal 5G nas principais capitais brasileiras. Originalmente esperado para estar em funcionamento até o dia 31 de julho, caso a agência aprove o pedido, os novos prazos serão até o dia 29 de agosto para a instalação, e com o sinal operante até o dia 29 de setembro.

A proposta foi aprovada internamente pelo Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência (Gaispi) no dia 11 de maio. O adiamento foi solicitado pelo grupo para a Anatel porque os responsáveis pelos procedimentos estão encontrando problemas consideráveis com os equipamentos necessários para a limpeza da faixa 3,5 GHz etapa necessária para evitar interferências de sinais.

O prazo extra de mais 60 dias foi disponibilizado no edital justamente para tentar antecipar problemas como este. Segundo o coordenador da Gaispi, Moisés Moreira, “as empresas usuárias de satélite, incluindo radiodifusores, terão mais segurança com o adiamento. Caso a Anatel aprove, a instalação terá o prazo máximo para o fim de setembro para estar funcionando corretamente. Se não conseguirem oferecer os serviços prometidos, as operadoras poderão ser penalizadas.

(Créditos: axios.com)

Até o presente momento, 31 de maio, apenas 7 cidades (São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba, Uberlândia e Uberaba e Franca) estão capacitadas para receber o “5G Puro”. Se tudo der certo, não demorará para que as outras capitais estejam capacitadas; contudo, imprevistos podem acontecer durante a trajetória.

29/04/2022 às 14:15
Notícia

Coreia do Sul quer iniciar testes com 6G em 2026

Governo anunciou planos de utilizar a tecnologia comercialmente em 2028

O que você acha sobre este pedido? Acredita que conseguirão entregar com sucesso o que foi prometido até o fim de setembro? Está interessado na instalação completa dessas antenas e da liberação do sinal? Compartilhe o seu ponto de vista no campo de comentários e nas nossas redes sociais!

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: minhaoperadora.com.br, tudocelular.com, axios.com
User img

Guilherme Pinheiro

Formado em jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Fã de videogames desde os 6 anos de idade, sendo o seu hobby preferido desde então.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.