Elon Musk promete: próxima geração de satélites Starlink vai superar a atual em todos os quesitos

Muitas informações ainda são teóricas, mas foi confirmado que os novos satélites serão maiores e mais pesados

Elon Musk promete: próxima geração de satélites Starlink vai superar a atual em todos os quesitos
Créditos: dailytechnic.com

Foi relevado nos últimos dias que a próxima geração dos satélites Starlink já está sendo planejada pelos seus idealizadores. A informação foi veiculada pelo próprio Elon Musk, CEO da SpaceX, durante um tour pela Starbase. Segundo o entusiasta de explorações espaciais, a segunda geração superará significantemente os dispositivos atuais em praticamente todos os aspectos. Até então conhecido com a Starlink Gen2/V2.0, o equipamento pesará cerca de 1,25 tonelada, com aproximadamente 7 metros de comprimento.

Os aparelhos de primeira geração, Starlink V1.0 e V1.5, pesam entre 260 e 310 kg. É simples observar que as dimensões serão muito ampliadas, pelo menos quando falamos sobre a estrutura das máquinas. Foi mencionada uma “ordem de magnitude mais capaz”; contudo, neste tópico, faltam detalhes adicionais para efetuarmos comparações diretas e precisas. Rumores especulam que a segunda geração terá, em cada satélite individual, entre 140 e 160 Gbps, contra com os possíveis 18 Gbps que acreditam oferecer na V1.

As evoluções na Starship significam a possibilidade de adicionar quantidades adicionais consideráveis de largura de banda. Com um lançamento de 120 satélites Starlink V2, poderia ser adicionado cerca de 19 Tbps. E com uma constelação de 30 mil satélites de segunda geração ao redor do planeta, conseguiria oferecer 1250 Tbps mundialmente, com exceção da região da Antártica. A ampliação massiva de potência poderia tornar os ideais de Musk ainda mais próximos da realidade.

Um dos principais diferenciais da Starlink é oferecer internet mesmo em regiões que normalmente seriam inacessíveis ou de difícil acesso. Se os planos da Starlink V2.0 se concretizarem, alcançariam com mais eficiência milhões de pessoas em praticamente qualquer parte do mundo com suporte ao serviço.

29/05/2022 às 11:00
Notícia

Acompanhe Elon Musk em um tour pela torre Mechazilla da SpaceX

As ambições da SpaceX para ampliar o conceito da "raça humana multiplanetária" continuam em...

Mesmo que o anúncio da chamada “Gen2” seja realidade, muitas informações são teóricas. De toda forma, não deve demorar muito para recebermos detalhes oficias. Qual é a sua opinião sobre o serviço? Acredita que oferecerão todos os implementos que estão sendo cogitados? Compartilhe o seu ponto de vista no campo de comentários e participe nas nossas redes sociais!

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: dailytechnic.com, olhardigital.com.br
User img

Guilherme Pinheiro

Formado em jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Fã de videogames desde os 6 anos de idade, sendo o seu hobby preferido desde então.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.