Microsoft rompe dominância da Intel e anuncia plataforma para servidores em ARM

Microsoft rompe dominância da Intel e anuncia plataforma para servidores em ARM

A Microsoft anunciou nessa semana o Project Olympus, sua nova plataforma de servidores em nuvem baseada em ARM que pode finalmente romper a dominância da Intel no segmento, ainda mais com seu design open source. A ideia da criadora do Windows é reduzir os custos no segmento ao incentivar a competitividade e a flexibilidade dos servidores. Destacando que o Project Olympus não é só algo do momento, mas todo um novo caminho para futuras tecnologias de servidores da Microsoft, Jason Zander, o vice-presidente da divisão Azure da nuvem da empresa disse o seguinte:

O mercado de alta performance de servidores é dominado pela plataforma x86 e, por consequência, pela Intel, que deve ser até mais hegemônica nessa área do que no segmento doméstico. Segundo dados da própria empresa, ela domina 98% do hardware das empresas baseadas em nuvem. E, assim como acontece com computadores pessoais, a Intel não hesitava em aproveitar sua dominância para aumentar os preços. Agora, com outras gigantes se movendo para o mercado de servidores, como a Nvidia e a Qualcomm, além da AMD que já competia, mas segue se fortalecendo, a Microsoft viu a chance de finalmente se distanciar da Intel e ter opções mais acessíveis com o Project Olympus.

User img

Redação MC

Redação do Mundo Conectado

MI 11 PRO e ULTRA! TUDO sobre os NOVOS celulares da XIAOMI

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.