A partir do dia 1º de junho (quinta-feira), a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) será emitida em novo formato. De acordo com a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), a nova CNH ficará mais moderna e segura, com informações impressas em português, inglês e francês, facilitando a utilização da documentação em outros países. Outra novidade é que o condutor agora poderá utilizar o nome social na nova CNH.
É importante ressaltar que a substituição da CNH não é obrigatória e a transição para o novo documento será realizada de forma gradual para novas habilitações e a validade dos documentos permanecerá inalterada, portanto quem preferir pode optar por aguardar o vencimento da habilitação atual antes de adquirir a nova CNH. Apenas condutores que estão renovando sua CNH e novos condutores em processo de formação irão receber a nova versão do documento.
A validade da nova CNH permanecerá a mesma, segundo as normas da Lei nº 14.071:
-
Validade de 10 anos da CNH – para motoristas com até 50 anos;
-
Validade de 5 anos da CNH – para motoristas com idade igual ou superior a 50 anos e inferior a 70 anos;
-
Validade de 3 anos da CNH – para motoristas com idade igual ou superior a 70 anos.
O que muda na nova CNH?
A nova Carteira Nacional de Habilitação agora será verde. Ela trará uma tabela identificando os modelos de veículos que o motorista está apto a conduzir. Localizado logo abaixo ficará o quadro de restrições médicas e registro de atividade remunerada. No identificação do condutor será possível utilizar o nome social. Além disso será incorporado informações impressas em português, inglês e francês, facilitando a utilização da documentação em outros países.
Além do verde, a habilitação traz o amarelo e elementos gráficos, com uso de tintas que brilham no escuro, holograma e impressão reativa a luz ultravioleta. O QR Code impresso no verso do documento permanecerá inalterado, permitindo ao motorista acesso à Carteira Digital de Trânsito, através do aplicativo para smartphones.
Além dessas mudanças o documento também traz:
- Sigla BR impressa no pantone 110U com fluorescência amarela
- Brasão da República impresso no pantone 110U com fluorescência amarela;
- Tarja lateral com guilhoches ((Padrões geográficos minúsculos de segurança) com o texto "Válida em todo o território nacional". Microletras positivas e negativas com 'CNH' com falha técnica em calcografia impresso no pantone 356U amarelo com fluorescência;
- Tarja em verde e amarelo contendo guilhoches negativos com a expressão ORIGINAL. Microletras positivas e negativas com 'CNH' com falha técnica em calcografia impresso no pantone 356U e 110U amarelo com fluorescência;
- Tarja com guilhoches negativos com o texto Proibido Plastificar impressos no pantone 110U com fluorescência amarela;
- Tarja em rosácea positiva com o texto 'Distrito Federal' e a sigla 'BR' impressos no pantone 356U com fluorescência amarela.
.....
Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.
Fonte: Agencia Brasil