A Samsung apresentou suas primeiras smart TVs com a tecnologia QD-OLED no começo de 2022 e fez bastante sucesso com a qualidade da imagem dessa tecnologia. Entretanto, esse tipo de painel é bastante caro para ser produzido, por isso, a fabricante supostamente está desenvolvendo uma solução para tornar esse display mais barato e competitivo com o OLED.
Samsung está encerrando divisão que produz painéis de LCD
Marca vai parar de produzir os modelos em junho deste ano
Através de uma apresentação no SID 2022 Review Symposium que aconteceu Seul, o professor Kwon Jang-hyuk, da Universidade Kyung Hee, relatou algumas tecnologias que a Samsung Display está pesquisando atualmente. Segundo Kwon, a empresa está estudando utilizar OLED azul fosforescente nas telas QD-OLED, o que ajudaria a aumentar o brilho dos painéis e reduzir o valor de produção.
Atualmente os modelos QD-OLED da Samsung utilizam materiais fosforescente verde e fluorescente azul, mas com o segundo possuindo uma eficiência de brilho de apenas 25%. A luz produzida por esses materiais passam por minúsculas partículas semicondutoras chamadas pontos quânticos e então convertidas em outras cores, fornecendo com isso, imagens com uma alta qualidade de cor.
Créditos: Divulgação Samsung
O grande ponto negativo desses painéis é o fato dos materiais fosforescentes serem quatro vezes mais eficientes que os fluorescentes. Como a cor azul utilizada pela gigante sul-coreana existe apenas como fluorescente, isso obriga ela a ter que compensar a diferença de brilho, adicionando quatro camadas de material azul para uma camada de verde.
É devido a isso que a fabricante está estudando maneiras de tornar os pixels azuis eficientes como os verdes, o que tornaria eles tão eficientes quanto os verdes, reduzindo a camada azul para apenas uma. Com isso, ela conseguiria simplificar significativamente o design dos painéis e também reduzindo o custo dos materiais de produção.
Tempestade de meteoros: saiba como observar hoje, na madrugad...
Previsão aponta para uma taxa de 600 a 700 meteoros por hora e pico deve acontecer durante a madrugad...
Kwon aponta que a Samsung publicou uma pesquisa em fevereiro sobre diodos emissores de luz orgânicos fosforescentes azuis estáveis, que tornaria possível a implementação de um azul fosforescente na tecnologia QD-OLED. O professor acredita que a Samsung Display deverá apresentar um protótipo usando novos pixels em um ano.
.....
Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.
Fonte: The Elec