SSC Tuatara: carro mais rápido do mundo bate novo recorde de velocidade

Modelo quebrou o próprio recorde e, segundo os desenvolvedores, pode mais

SSC Tuatara: carro mais rápido do mundo bate novo recorde de velocidade
Créditos: Imagem/ Divulgação SSC North America

Neste mês, o recorde mundial de velocidade máxima de automóveis foi batido pelo SSC Tuatara. De acordo com a SSC North America, criadora do modelo, o hipercarro alcançou a marca de 474,8 km/h, registrada pela empresa de registro de dados e desempenho, Racelogic, por meio do sistema VBOX GNSS. O recorde, que já era do modelo Tuatara em janeiro de 2021, foi quebrado por Larry Caplin, colecionador e dono do veículo, na Johnny Bohmer Proving Grounds, pista de cerca de 5 quilômetros em linha reta, na Flórida

Documento de validação da Racelogic

Limite atingido? 

30/05/2022 às 12:33
Notícia

DeLorean do presente: veja o visual do carro elétrico DeLorea...

Veículo será vendido por US$ 175 mil dólares, cerca R$ 829 mil reais em conversão direta

A expectativa é de que o SSC Tuatara quebre sua própria marca no futuro. Segundo o fundador e CEO da SSC North America, Jerod Shelby, a taxa de aceleração que o veículo produziu, até 295 mph, indica que o carro não estava próximo do teto de desempenho. "Todos os dados e imagens nos deram um panorama claro de que o fator limitante não era o carro, mas o fato de termos ficado sem pista", comentou o CEO. 

Mitchell Townsend, técnico da Racelogic que esteve no local durante os testes, disse que nunca viu um carro de estrada que se comporte desta maneira. "Em termos de taxa de aceleração, é extremamente rápido subindo. O mais impressionante para mim foi como ele continuou passando pela quinta, sexta e sétima marcha", afirmou Townsend

 

Receita para a velocidade

Os elementos presentes no Tuatara que são apontados pela SSC North America como responsáveis pelo desempenho do hipercarro são: Design aerodinâmico, projetado em parceria com Jason Castriota, designer da Castriota Design, que apresenta o melhor coeficiente de arrasto de todos os tempos (0,279), segundo a marca; Transmissão, por meio do motor V8 da SSC que produz 1.750 cavalos de potência no E85, transferidos por uma transmissão CIMA de 7 velocidades controlada eletronicamente; Segurança, construção que garante ao motorista proteção; e Desing Centrado no Motorista, que dá ao condutor o controle sobre o veículo.

 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: SSC North America
User img

Andre Bassani

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.