Guerra na Ucrânia pôde ser vista no espaço, diz astronauta

Mark Vande Hei, outro astronauta da NASA, compartilha a sua experiência na ISS

Guerra na Ucrânia pôde ser vista no espaço, diz astronauta
Créditos: universemagazine.com

De acordo com relatos de Matthias Maurer, astronauta alemão que retornou há pouco tempo de uma missão que passou 177 dias no espaço, por meio de um canal local, o profissional afirmou que pôde ver a guerra na Ucrânia por meio da Estação Espacial Internacional (International Space Station / ISS). Segundo a sua explicação, “colunas pretas de fumaça, criadas pelos ataques das forças militares russas, podiam ser vistas tanto por astronautas do Ocidente quanto por cosmonautas russos na Estação”.

Maurer complementa:

A invasão claramente visível do espaço a olho nu.

 

Principalmente nos primeiros dias da guerra, os impactos eram observados na área ocupada por Kiev, onde “podiam ver os clarões à noite”. E encerrou o seu relato com esta conclusão:

“Quando você está no espaço, você se sente muito distante no começo” (…) A guerra vista de cima é centenas de vezes mais irracional do que da Terra. Por que nós, humanos, não nos unimos?”

Confira as imagens capturadas por satélites:

Outro astronauta da NASA, Mark Vande Hei, afirma que o seu retorno para casa foi ameaçado pelos impactos causados pela invasão. Felizmente, ele retornou em segurança à Terra, pousando na estepe do Cazaquistão. A interação com os cosmonautas russos foi tensa, e preferiram não veicular as respostas que deram quando questionados sobre o ocorrido na Ucrânia.

Continua após a publicidade

Tendo iniciado há pouco mais de três meses, a Rússia continua expandindo o seu domínio nas regiões atacadas, e um possível êxito das forças de defesa ucranianas está cada vez mais difícil, mesmo com o auxílio financeiro de outras grandes nações, como os EUA, e doações repassadas por pessoas do mundo inteiro. Até mesmo o bilionário Elon Musk, com a Starlink, um serviço oferecido pela SpaceX, disponibilizou muitas antenas para que os cidadãos locais não percam totalmente o acesso à internet.

12/05/2022 às 17:35
Notícia

Elon Musk acusa Rússia de ciberataques contra Starlink

Rede de internet da SpaceX está fornecendo conexão para a Ucrânia

Qual é a sua opinião sobre o assunto? Compartilhe o seu ponto de vista no campo de comentários e acompanhe também as nossas redes sociais.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: noticias.r7.com, universemagazine.com
User img

Guilherme Pinheiro

Formado em jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Fã de videogames desde os 6 anos de idade, sendo o seu hobby preferido desde então.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.