Reservas de água na Lua? Vulcões antigos podem fornecer o precioso recurso natural

O estudo foi publicado em maio no The Planetary Science Journal

Reservas de água na Lua? Vulcões antigos podem fornecer o precioso recurso natural
Créditos: scitechdaily.com / NASA GSFC

Em um estudo publicado em maio no The Planetary Science Journal, Paul Hayne, coautor de um novo estudo sobre potenciais fontes de água na Lua, explica que erupções vulcânicas antigas podem ser a chave para ter acesso a um recurso natural para futuros exploradores: a água. Estima-se que, entre 2 bilhões e 4 bilhões de anos atrás, o satélite natural foi um ambiente com milhares de vulcões na sua superfície, responsáveis por liberar centenas de milhares de quilômetros quadrados de lava pela superfície lunar.

Assim como aconteceu em algumas regiões da Terra, o evento teria criado rios e lagos de lava em grande escala. Hayne, complementa:

Eles superam quase todas as erupções na Terra.

 

No momento que esses vulcões entraram em erupção, acredita-se que tenham liberado nuvens de monóxido de carbono e vapor d’água. As nuvens, por sua vez, teriam se movido e criado atmosferas finas e passageiras. Outra teoria é que os vapores estejam depositados na superfície da Lua e criado camadas de gelo espessas que podem existir em algumas crateras. O autor principal do estudo, Andrew Wilcoski, afirma: “imaginamos isso como uma geada na lua que se acumulou ao longo do tempo

A missão Artemis, da NASA, foi criada para levar os humanos de volta à Lua. Pretende-se pousar no polo sul pela primeira vez até 2029. Se tudo ocorrer conforme o planejado, o suposto gelo poderia servir como água potável, e ser usado como recurso para combustível de foguetes. Segundo Hayne: “é possível que 5 ou 10 metros abaixo da superfície, você tenha grandes camadas de gelo”.

(Cientistas acreditam que o chamado “Vale de Schroter”, na Lua, foi criado pelo fluxo de lava pela superfície / Créditos: scitechdaily.com / NASA Johnson)

Esta não foi a primeira vez que pesquisas apontam a existência de água na superfície lunar. Em 2020, estudiosos apontaram que cerca de 15.540 quilômetros quadrados dos polos lunares poderiam reter gelo. Em uma tentativa para descobrir a origem do recurso, os pesquisadores chegaram ao que se tornou a teoria apresentada acima, dos vulcões antigos. De acordo com essa linha de raciocínio, as nuvens de vapor d’água teriam se formado o gelo, de um jeito similar ao que acontece no nosso planeta.

Continua após a publicidade

16/04/2022 às 13:00
Notícia

Por que a Lua tem duas faces distintas e qual é a explicação ...

Entenda um pouco mais os resultados obtidos em um novo estudo, realizado nos EUA

De toda forma, investigações adicionais serão feitas para tentar validar essas informações até o tempo da próxima missão com destino ao satélite natural. Qual é a sua opinião sobre este estudo? Acredita que conseguirão avançar o suficiente até o final desta década? Compartilhe o seu ponto de vista no campo de comentários e nas nossas redes sociais!

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: istoedinheiro.com.br Fonte: scitechdaily.com
User img

Guilherme Pinheiro

Formado em jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Fã de videogames desde os 6 anos de idade, sendo o seu hobby preferido desde então.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.