Autoridade ucraniana critica Cloudflare e SAP por continuarem operando na Rússia

Esta é a primeira vez em três meses que Fedorov deixou a Ucrânia para cobrar a colaboração de empresas de tecnologia

Autoridade ucraniana critica Cloudflare e SAP por continuarem operando na Rússia
Créditos: pixabay.com

Mykhaiilo Fedorov, ministro de Transformação Digital da Ucrânia, em entrevista à CNN Business, disse que “quando uma empresa está trabalhando no mercado russo, ela injeta fundos para o orçamento e, dali, o dinheiro chega ao exército da Rússia, o que permite matar ucranianos”. Esta foi a primeira vez, em três meses, que Fedorov deixou o seu país para cobrar posicionamentos mais rígidos de empresas de tecnologia multinacionais, e complementou: “precisamos que vocês façam mais.

Em reuniões com representantes do Google e da Microsoft, o ministro ucraniano destacou:

Cada um de nós pode fazer melhor.

 

Desde o início dos conflitos armados, aproximadamente 500 companhias do ramo deixaram a Rússia. Contudo, críticas diretas para a SAP SE e a Cloudflare foram publicadas, porque continuam atuando no país. De acordo com o raciocínio da autoridade, a “atitude mitiga a eficácia do bloqueio digital pretendido, que tem o intuito de diminuir o poder dos aliados de Vladimir Putin”.

Para quem não conhece, a SAP é uma empresa alemã especializada em softwares empresariais. Anteriormente, afirmaram que sairiam do território russo, porém, para Fedorov, a iniciativa está demorando, e precisaria ser agilizada. Já o caso da Cloudflare é mais complexo. A empresa afirma que continua atuando na região com o “objetivo de proteger o fluxo de informações não censuradas para os cidadãos russos”.

(Créditos: Divulgação / Cloudflare)

Representantes da empresa afirmaram que reduziram a atuação no país, e que “as atividades comerciais e de vendas são mínimas (…) e encerraram contratos com clientes identificados com vínculos às entidades sancionadas”. O ministro ucraniano ressaltou que o chamado “bloqueio digital” faz parte de uma estratégia para lutar contra os invasores, pois pode fazer uma nação “regredir duas ou três décadas”, e acrescenta: “também queremos que os russos entendam que algo está errado. E eles têm que se erguer contra a guerra.”

Continua após a publicidade

Doações continuam sendo recebidas para incentivar projetos de reconstrução e para apoiar as defesas locais. Apesar do apoio de pessoas do mundo inteiro, famosos e anônimos, a recente instabilidade no mercado de criptoativos prejudicou o fluxo de arrecadações para o governo ucraniano. Segundo informações oficiais, a Ucrânia recebeu cerca de US$ 70 milhões por meio de criptomoedas; nos últimos dias, o valor flutua entre US$ 60 e 65 milhões

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: cnnbrasil.com.br
User img

Guilherme Pinheiro

Formado em jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Fã de videogames desde os 6 anos de idade, sendo o seu hobby preferido desde então.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.