WhatsApp: novo golpe permite roubar conta de usuário a partir de uma ligação

Criminosos conseguem acessar a conta do usuário e pedir dinheiro para seus contatos

WhatsApp: novo golpe permite roubar conta de usuário a partir de uma ligação
Créditos: Asterfolio/Unsplash

Existem diversos tipos de golpes realizados através do WhatsApp no Brasil. Mas não é só por aqui que os golpes são comuns. Agora, os pesquisadores de segurança de computadores da empresa de inteligência artificial focada em ameaças cibernéticas, a CloudSEK, revelaram que os golpistas estão conseguindo roubar contas de usuários a partir de uma simples ligação

20/05/2022 às 18:45
Notícia

Pesquisa mostra falta de cuidados do Brasileiro com suas senhas

Confira também dicas para cuidar das suas senhas

De acordo com o fundador e CEO da CloudSEk, Rahul Sasi, os criminosos entram em contato com a vítima (de maneira aleatória) e a convence a ligar para alguns números de telefone que envolvem dígitos como 67 e 405, na maioria dos casos. No momento que realiza a ligação, o usuário já caiu no golpe.

Dessa forma, os golpistas conseguirão acessar a conta na hora e a vítima será imediatamente desconectada do WhatsApp. Resumindo, o número específico permite que hackers assumam o controle total da conta.

“Uma vez que o hacker obtém acesso à conta, ele exige dinheiro dos contatos da vítima. Dessa forma, o hacker burla os contatos do WhatsApp da vítima antes mesmo que ela perceba que perdeu o controle de sua conta. Como provedores de serviços em todo o mundo usam números que começam com '67' ou '405'; as vítimas tendem a fazer a ligação sem hesitação”, explica Sasi.

Proteção contra os golpes

Para se proteger contra as tentativas de golpe, a recomendação de Sasi é ativar a autenticação de dois fatores e nunca aceitar chamadas de contatos desconhecidos pelo WhatsApp.

Pelo outro lado, é sempre bom estar atento com quem pede dinheiro pelo mensageiro, antes de fazer qualquer transferência, é essencial que os usuários verifiquem se realmente estão conversando com a pessoa que possui aquele determinado número, pois além dos roubos via aplicativo, os bandidos também conseguem acessar contas de smartphones roubados.

Golpes pelo WhatsApp

Se tratando do maior aplicativo de mensagens do mundo, o WhatsApp é um canal para os hackers há algum tempo. Isso porque em 2021, alguns pesquisadores também detectaram que os criminosos desenvolveram uma cópia do aplicativo para dispositivos Android, no qual escondia diversos vírus e ameaças. 

Neste ano ainda, mais especificamente no mês passado, golpistas fingiam ser do suporte do mensageiro, colocando foto de perfil com a logo do aplicativo e um símbolo falso de verificado na imagem. Além de tudo, vale destacar que uma pesquisa recente revelou que 43% dos usuários do WhatsApp já sofreram uma tentativa de golpe pelo aplicativo da Meta.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: GizChina
User img

André Lindsay

Natural de São Paulo, André é um publicitário formado em 2020 que atualmente trabalha como redator nos sites Adrenaline e Mundo Conectado. Além da paixão pela escrita e pelo mundo da tecnologia, um dos seus sonhos é se tornar dublador.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.