Filhotes de ratos foram gerados à partir de esperma artificial

Resultado se mostra promissor para o tratamento de infertilidade no futuro

Filhotes de ratos foram gerados à partir de esperma artificial
Créditos: Leyun Wang

Pesquisadores da universidade de Tóquio conseguiram pela primeira vez produzir células de esperma de rato criadas a partir de células-tronco em laboratório, que foram capazes de produzir descendentes férteis, ou seja, ratos com a capacidade de se reproduzirem.

14/05/2022 às 09:17
Notícia

Cientistas conseguiram fazer plantas crescerem em amostra de ...

Pesquisadores precisaram trabalhar com apenas 12 gramas de regolito lunar

As células germinativas, como é chamado as células que dão origem aos espermatozoides e óvulos, até então só haviam sido produzidas em camundongos. Como foi noticiado no The New Scientist em 2011. 

E o resultado alcançado é uma grande vitória para os cientistas, pois abre a possibilidade de adaptar essa abordagem para preservas espécimes de roedores em risco de extinção, ou mesmo na criação de animais, além de contribuir no futuro do tratamento de infertilidade humana, produzindo esperma humano artificial.

O pesquisador Toshihiro Kobayashi e seus colegas, da Universidade de Tóquio, explicou que agora eles podem cultivar essas células germinativas em laboratório a partir da extração de células-troncos a partir de embriões de ratos, e que ao ser implantada no testículos de um rato formam se espermatozoides.

“Até recentemente, não sabíamos o suficiente sobre como as células germinativas de ratos se desenvolvem para adaptar o procedimento do camundongo para ratos. Agora, entendemos mais sobre quais proteínas e fatores de crescimento são necessários para gerar as células germinativas de ratos, para que possamos fazer esse trabalho”, diz Kobayashi.

Fertilidade humana e outros mamíferos

Kobayashi ainda acrescentou de que a equipe espera descobrir os princípios em comum na geração de esperma que são compartilhados entre ratos e camundongos, pois desse modo conseguiriam obter informações para entender melhor como as células germinativas humanas se desenvolvem e o que dá errado durante esse processo para causar a infertilidade.

Entendendo isso, poderiam criar técnicas semelhantes para serem usadas com outros mamíferos e até mesmo seres humanos.

Continua após a publicidade

“Os primatas humanos e não humanos têm diferentes modos de [desenvolvimento de células germinativas] e uma linha de tempo de desenvolvimento muito mais longa. Portanto, a generalização do resultado para outras espécies pode não ser necessariamente direta”, diz Kotaro Sasaki , da Universidade da Pensilvânia, na Filadélfia.

A equipe de pesquisadores agora estão trabalhando na tentativa de gerar óvulos de ratos, e se você ainda está preocupado com a questão humana envolvida. As células-tronco embrionárias não podem ser retiradas de homens adultos, o que inviabiliza uma abordagem semelhante.

Para lidar com isso, uma abordagem que tem sido testada é a de gerar células adultas a partir da pele ou do ovário em células-tronco que possam ser usadas para produzir espermatozoides e óvulos.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: News Scient
User img

Diogo Batista

Um apaixonado por games, filmes de horror, livros e metal extremo. Começou a produzir conteúdo na internet quando tudo ainda era mato e não parou mais.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.