Pesquisadores na China estão cogitando desenvolver tecnologias antissatélite para “combater” os equipamentos da Starlink, da SpaceX, caso a rede da companhia se torne uma “ameaça à infraestrutura chinesa”. Este estudo, publicado na revista Modern Defense Technology, está sendo liderado pelo Instituto de Rastreamento e Telecomunicações de Pequim. Ren Yuanzhen, autor da proposta, afirma que o país precisa desenvolver essas alternativas, e complementa:
Uma combinação de métodos de destruição indireta (soft kill) ou direta (hard kill) deve ser adotada para fazer com que alguns satélites Starlink percam suas funções e destruam o sistema operacional da constelação.
A “constelação” citada, com mais de 2.300 unidades em funcionamento ao redor do nosso planeta, é um projeto da companhia para clientes militares e comerciais. Em um passado não tão distante, Musk foi visto com mais positividade pelos chineses; contudo, desde que começou a ampliar a atuação dos seus satélites, Tiangong, estação espacial chinesa, precisou desviar algumas vezes, em 2021, para evitar colisões com os equipamentos da empresa do bilionário — sendo este um dos argumentos, quando falaram sobre “os riscos à infraestrutura”.
Outro fator é que a integração dos equipamentos militares dos Estados Unidos com a Starlink aumentaria a velocidade de transmissão dos dados dos norte-americanos em mais de 100 vezes com o auxílio da conexão da SpaceX. A China afirma ter criado equipamentos de imagens terrestres que podem fotografar os dispositivos da empresa de Musk em órbita e em alta resolução; contudo, ainda não viabilizaram um sistema para interceptar os sinais emitidos.
Como existe uma rede global de hardwares da SpaceX, seria necessário destruir ou inutilizar muitos, e não apenas unidades isoladas. De acordo com os idealizadores da iniciativa antissatélite: “isso requer algumas medidas de baixo custo e alta eficiência”. Até o momento, não existem indícios que as forças militares chinesas estão avançando nesta área.
Fotos da Estação Espacial Internacional revelam lado escuro d...
O evento aconteceu entre os dias 15 e 16 de maio
De toda forma, sinaliza que a potência econômica está de olho em eliminar quaisquer sinais de ameaças criados pela empresa com vínculos com o governo norte-americano em ascensão mundial.
.....
Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.
Via: canaltech.com.br Fonte: futurezone.de