Relatório estima que a tecnologia 5G terá 1 bilhão de usuários ainda neste ano

No Brasil, segundo estimativas da Anatel até setembro todas as capitais estarão aptas para este recurso

Relatório estima que a tecnologia 5G terá 1 bilhão de usuários ainda neste ano
Créditos: pixabay.com / Prographer_

Segundo relatório divulgado pela GSMA, estima-se que, até o fim deste ano, 1 bilhão de pessoas estarão conectadas por meio da tecnologia 5G — os números estão se referindo ao cenário global. Falando sobre o Brasil, de acordo com informações divulgadas pela Anatel, até setembro de 2022, os planos são para disponibilizar a internet móvel nas principais capitais. Em janeiro, 12 capitais brasileiras estavam aptas para oferecer esta conexão.

A retomada econômica após o isolamento social é um dos fatores que, segundo o relatório, impulsionará o crescimento apontado. De acordo com a palavras de Alex Sinclair, diretor de tecnologia da GSMA:

“O 5G já aparece como uma rede com mais alcance do que o 3G e 4G, se formos comparar o mesmo ponto de partida de ambas. O impulso se deve a fatores inovadores, como serviços de streaming, vendas crescentes de aparelhos 5G e expansão de cobertura de rede.”

Abraham Valdebenito, especialista em tecnologias ópticas para redes da próxima geração, conclui:

É um fator essencial para atividades como transmissão de um jogo ao vivo em realidade virtual ou para um cirurgião em Nova York controlar um par de braços robóticos que executam um procedimento em Santiago.

 

(Créditos: pixabay.com / ADMC)

Nos seus primeiros 18 meses, a quinta geração conseguiu alcançar 5,5% dos usuários de internet móvel. Para compararmos, o 3G e o 4G alcançaram menos de 2,2% durante o mesmo período. Os entusiastas do 5G afirmam que esta ferramenta viabilizará a criação de novas formas de negócios, assim como as primeiras gerações, há mais de 20 anos, foram responsáveis por popularizar as plataformas de vídeo — que evoluíram até o cenário que encontramos hoje, com serviços de streaming altamente populares e acessíveis.

Continua após a publicidade

Os resultados são indiscutivelmente positivos; contudo, será necessário aguardar para avaliarmos os impactos reais que esta evolução trará para os usuários. Inicialmente, além desta possibilidade ser restrita para indivíduos em regiões selecionadas, não podemos esquecer que apenas smartphones modernos possuem suporte — e, principalmente no Brasil, os planos mensais das operadoras serão oferecidos por valores consideravelmente mais caros do que alternativas com o 4G.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: portal.comunique-se.com.br Fonte: gsma.com
User img

Guilherme Pinheiro

Formado em jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Fã de videogames desde os 6 anos de idade, sendo o seu hobby preferido desde então.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.