NASA divulga playlist dos sons de Marte

Lo-fi é coisa do passado, a moda agora é Mars-Fi

NASA divulga playlist dos sons de Marte
Créditos: Reprodução/NASA

A NASA divulgou uma playlist com diversos sons gravados em Marte. No site, também é possível comparar sons da Terra na atmosfera marciana e ainda ouvir como você soaria no planeta vermelho. A playlist dos sons de Marte conta capturas do vento, do voo do helicóptero Ingenuity e até mesmo com 16 minutos do Perseverance andando no planeta. Saiba mais. 

26/05/2022 às 13:50
Notícia

Porta em Marte é mesmo criação humana — tudo coisa da nossa c...

Fenômeno pareidolia é responsável por "enganar" nossos olhos em imagens estranhas

1 ano de gravação para criar a playlist

NASA editou o material gravado pelo rover Perseverance no último ano. Você pode ter ouvido os primeiros sons divulgado no ano passado, mas eles eram nada agradáveis. Agora, a agência espacial americana apresentou um trabalho de gravadora: isolou áudios para mostrar sons mais específicos e ainda adaptou sons terrestres para o "gênero" marciano.

A primeira coisa que você pode perceber é que o som em Marte é mais baixinho. Por causa da sua atmosfera, que possui 1% da densidade da nossa atmosfera, os sons no planeta vermelho não atingem os volumes de uma conversa normal na Terra. Por isso, se você estivesse em Marte, conversar no pé do ouvido da sua paixão seria algo totalmente normal (e romântico, claro). 

Sons mais agudos também teriam problemas em Marte. Por ser composta de 96% de carbono, a atmosfera marciana absorve muitos sons agudos, deixando que somente os sons de frequências mais baixas conseguissem viajar por mais longe. Escute o comparativo entre o som da cidade com pássaros na Terra e em Marte para entender a diferença. Ouça também o barulho de buzina de bicicleta. Ou melhor, tente ouvir.

E claro, a velocidade do som no planeta vermelho também é diferente. Enquanto na Terra a velocidade do som é de aproximadamente 340 m/s (1.216 km/h) no nível do mar a 25 graus, em Marte, graças a sua temperatura fria, a velocidade do som é de aproximadamente 240 m/s (864 km/h). Se você estivesse em Marte, não notaria a diferença da velocidade ao estar próximo de uma fonte de som, somente ao se afastar. Imagine como seria ouvir uma sirene no planeta.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Gizmodo Fonte: NASA
User img

Felipe Freitas

Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia e adora jogos com histórias bem feitas. Não perde a chance de fazer uma Jojo Pose.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.