Um novo estudo sobre a tecnologia de bateria e intitulado de "Li[Ni 0,5 Mn 0,3 Co 0,2 ]O 2 como uma alternativa superior ao LiFePO 4 para células de íons de lítio de baixa tensão de vida longa" foi publicado e apresenta um grande avanço no segmento de baterias. Principalmente por conta da sua longevidade, que vai contribuir para o meio ambiente, além da redução do custo na produção de veículos elétricos, em um primeiro momento os carros Tesla.
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Muitas pessoas conhecem o termo, mas poucos sabem explicar as reais vantagens da evolução tecnológica
O estudo foi encabeçado pela Tesla Advanced Battery Research em conjunto dos laboratório de Jeff Dahn na Dalhousie University, que é um pioneiro no que se refere as células de bateria de íons de lítio, dado o seu esforço para aumentar seu ciclo de vida dessas baterias e a consequente comercialização delas.
No estudo essa nova bateria é descrita como à base de níquel e de uma incrível capacidade de manter sua carga e densidade de energia comparáveis às células de bateria de fosfato de ferro de lítio (LFP), mesmo depois de 100 anos, isso se for mantido sua temperatura controlada de até 25 ° C.
“As células NMC, particularmente aquelas balanceadas e carregadas a 3,8 V, mostram melhor eficiência coulombiana (Lei da física na qual aplica-se a qualquer campo de força no qual a intensidade varia com o inverso do quadrado da distância.), menor desvanecimento da capacidade e maior densidade de energia em comparação com as células LFP e são projetadas para produzir uma vida útil próxima de um século a 25 ° C ”, escreveram os autores do estudos.
O que muda para a Tesla?
No momento a Tesla utiliza em seus veículos bateria de íons de lítio que são chamadas de fosfato de ferro e lítio, ou apenas identificadas pela sigla LFP. Essas baterias garantem uma alta densidade de energia, o que permite ao usuário um maior intervalo entre as cargas do veículo, que de fato é um bom custo beneficio.
Enquanto no caso das novas baterias a níquel, essas vão ter um tempo de vida maior que a do próprio veiculo, assim também reduzindo consideravelmente os custos e ainda podendo ser reutilizada em outros modelos da Tesla.
O estudo completo pode ser conferido aqui.
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Fonte: TweakTown