Em breve o Instagram pode trazer mais uma funcionalidade para quem gosta de manter a discrição nas redes sociais: esconder o número de seguidores. O leaker e desenvolvedor mobile Alessandro Paluzzi encontrou a novidade durante suas buscas nos códigos do aplicativo do Instagram. Apesar de soar estranho em um primeiro momento, essa função deve estar de acordo com os planos da Meta em combater cyberbullying.
Alexa agora responde mensagens do Instagram e do Twitter
Inteligência artificial da Amazon estreou hoje em português nas duas redes sociais
Seguidores em sigilo no Instagram
Paluzzi, que utiliza engenharia reversa para caçar futuras atualizações, divulgou o achado em sua conta no Twitter acompanhando de uma captura de tela do que deve ser a versão "base" da novidade. Como podemos ver, o número de publicações e pessoas seguidas continuam visíveis. Já o número de seguidores é substituído pelo "Followed by others" ("Seguido por outros" na tradução literal).
Por ainda ser uma funcionalidade em testes e por Paluzzi ter tirado print do próprio perfil, não dá para garantir que o "Seguido por outros" mostrará também os seguidores em comum. Mas dando um palpite, é muito provável que será possível visualizar os seguidores em comum.
Funcionalidade seguindo política da Meta e Instagram
A opção de esconder seguidores vai totalmente ao encontro da política da Meta para proteção de usuários menores de idade e também para um problema que parece não ser reconhecido pela empresa.
Em 2019, o Instagram lançou a opção de esconder o número de curtidas nas fotos. O objetivo era diminuir a preocupação de algumas pessoas com a quantidade de curtidas recebidas e possíveis ciberbullying entre adolescentes. A obsessão por redes sociais leva algumas pessoas a se preocuparem excessivamente (e de maneira não saudável) com curtidas, visualizações e outras métricas das suas publicações. Mesmo que a Meta não assuma esses problemas que o Instagram cause, ela entregou uma opção para "aliviar" o problema.
Em 2021, uma pesquisa da Meta que foi vazada para o Washington Post mostrou que a empresa, ainda chamada de Facebook Inc. na época, sabia dos impactos do Instagram na saúde mental de usuárias menores de idade — como afetar a auto estima de adolescentes. Em casos de ciberbullying em adolescentes, a opção de esconder os seguidores pode ajudar que usuários não sejam atacados por "não serem populares". Apesar disso, a Meta precisa mesmo é controlar o acesso a menores de idade no Instagram.
.....
Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.