Porta em Marte é mesmo criação humana — tudo coisa da nossa cabeça

Fenômeno pareidolia é responsável por "enganar" nossos olhos em imagens estranhas

Porta em Marte é mesmo criação humana — tudo coisa da nossa cabeça
Créditos: Divulgação/NASA

A famosa foto da "porta em Marte" realmente é uma criação humana: não passa da nossa própria mente nos enganado por não entender o que estamos vendo. Assim, ela associa a alguma coisa. Mas agora, o que realmente é a "porta"/"passagem" marciana? Apenas uma falha geológica com uma sombra no momento em que a imagem foi registrada. Sem graça para muitos, importantíssimo para a Missão Curiosity

26/05/2022 às 09:08
Notícia

NASA revela detalhes da primeira missão humana em Marte

Viagem ao planeta vermelho deve ocorrer no final da próxima década, mas preparação já começou

Porta em marte, cantor no azulejo e pareidolia

Sabe quando você olha para a nuvem e pensa "olha só! Parece um cavalo"? Isso é uma pareidolia, um fenômeno psicológico em que os nossos olhos, ainda que quase sempre confiáveis, falham em entender a forma que estamos observando. Então o nosso cérebro associa o que vemos a um padrão reconhecido. Se você mora ou já foi em uma casa de madeira ainda não pintada, também pode ter visto um rosto na tábua. Voilà! Pareidolia!

Em uma das casas que morei, os azulejos do banheiro tinham um "desenho" que parecia uma pessoa com a cabeça levantada para cima, de boca aberta para um "microfone" que vinha no alto. Eu, com meus 9-10 anos de idade, me assustei em primeiro momento. Depois vi que todos os azulejos tinham essa mesma "imagem", exceto um que foi colocado "de cabeça para baixo". 

Já o caso da Porta em Marte a explicação é bem simples (assim como os "jacarés" marcianos): é uma formação geológica de camadas de arenito que foi erodido com o tempo (e até mesmo com algum sismo). A falha que faz o papel de "porta" mede apenas 30 cm de altura e está sob a sombra das camadas que vão se elevando ao seu lado. Sem graça, né? Veja o tweet do rover Curiosity e a imagem da porta em marte (circulado em vermelho) colorida e "panorâmica" da região.

Para a NASA e a equipe da Missão Curiosity a falha é uma "porta para o passado". No local onde o rover marciano está já existiu água, e quanto mais alto ele sobe no Monte Sharp, mais o terreno deixa de ser argiloso e passa a ser formado por sulfatos, o que ajudará a entender o que levou o desaparecimento da água em Marte.

Cabana na lua: pareidolia ou má qualidade da foto?

Em janeiro, foi revelado que a Cabana na Lua que gerou muito "fuzuê" na Internet era apenas uma pedra. Mas será que a confusão aconteceu pela pareidolia ou pela qualidade da foto? Tire suas conclusões.

Continua após a publicidade

Exemplos de pareidolia

Os exemplos mais clássicos de pareidolia são aquelas imagens de Deus ou Jesus em qualquer lugar, madeira, mancha de água, árvore, torrada e até bunda de cachorro. Veja alguns exemplos de pareidolia.

Na primeira imagem, uma rápida pesquisa pelo termo "pareidolia" no Google traz diversos resultados divertidos, como o sapo na espuma de café e a garrafa faraó. Na segunda foto, a nebulosa de Hélix, também chamada de Olho de Deus. Na terceira, Jesus atrás de um cachorro.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

User img

Felipe Freitas

Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia e adora jogos com histórias bem feitas. Não perde a chance de fazer uma Jojo Pose.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.