A Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (BRAMON) realizou o registro de um 'bola de fogo' cruzando os céus de Santa Catarina, na madrugada do último domingo (22). O meteoro que deixou um rastro esverdeado no céu teve imagens capturadas por volta das 04h47 por três câmeras de monitoramento da BRAMON. O meteoro se manteve visível por cerca de 3,3 segundos e cruzou os ceús a 72 mil Km/h.
As imagens foram capturadas pelas estações de Monte Castelo e Florianópolis, administradas por Jocimar Justina de Souza e Alexandre Moro, respectivamente. No final do vídeo, acompanhamos as imagens capturadas pela estação de Canitar (SP), onde é possível visualizar a 'bola de fogo' cruzando o céu na linha do horizonte.
Dados da BRAMON apontam que o meteoro começou a brilhar em tom esverdeado sobre a cidade de Guabiruba e passou pelas cidades de Brusque e Tijucas, todas localizadas em Santa Catarina, a uma altitude de 84km, aproximadamente. Jocimar Justina de Souza, responsável pela estação de Monte Castelo da BRAMON, afirma que as cores dos meteoros são dependentes da composição química do detrito e também da altitude, em virtude da composição e concentração dos gases atmosféricos e que a cor verde simboliza que o fenômeno aconteceu nos estratos mais elevados da atmosfera.
Chuva de meteoros poderá ser vista do Brasil no dia 31 de maio
Chuva de meteoros será visível no Brasil no dia 31 de maio
Tau Herculids poderá ser visualizada com maior facilidade nas regiões do Norte e Nordeste
Durante a madrugada do dia 31 de maio será possível observar a chuva de meteoros Tau Herculids no Brasil. O pico está previsto para as 2h da manhã (Horário de Brasília) e poderá ser visualizada com maior clareza nas regiões do Norte e Nordeste. Moradores das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul irão depender das condições do tempo e da intensidade da chuva de meteoros para aproveitar o fenômeno meteorológico.
A chuva de meteoros Tau Herculids é o resultado da fragmentação do cometa 73P/Schwassmann-Wachmann 3 (SW3). . Marcelo de Cicco, astrônomo coordenador do EXOSS, projeto brasileiro de pesquisas com meteoros em colaboração com o Observatório Nacional, informa que quanto mais próximo da linha do equador estiver o observador, maiores serão as chances de visualizar com clareza o fenômeno, que irá iniciar no final de maio até o início de junho, com pico programado para a madrugada de 31 de maio.
.....
Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.
Fonte: Meteoros Monte Castelo SC