Bola de fogo: vídeo mostra meteoro brilhando nos céus de Santa Catarina

Registro foi capturado por câmeras da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros

Bola de fogo: vídeo mostra meteoro brilhando nos céus de Santa Catarina
Créditos: BRAMON/Divulgação

A Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (BRAMON) realizou o registro de um 'bola de fogo' cruzando os céus de Santa Catarina, na madrugada do último domingo (22). O meteoro que deixou um rastro esverdeado no céu teve imagens capturadas por volta das 04h47 por três câmeras de monitoramento da BRAMON. O meteoro se manteve visível por cerca de 3,3 segundos e cruzou os ceús a 72 mil Km/h.

As imagens foram capturadas pelas estações de Monte Castelo e Florianópolis, administradas por Jocimar Justina de Souza e Alexandre Moro, respectivamente. No final do vídeo, acompanhamos as imagens capturadas pela estação de Canitar (SP), onde é possível visualizar a 'bola de fogo' cruzando o céu na linha do horizonte. 

Dados da BRAMON apontam que o meteoro começou a brilhar em tom esverdeado sobre a cidade de Guabiruba e passou pelas cidades de Brusque e Tijucas, todas localizadas em Santa Catarina, a uma altitude de 84km, aproximadamente. Jocimar Justina de Souza, responsável pela estação de Monte Castelo da BRAMON, afirma que as cores dos meteoros são dependentes da composição química do detrito e também da altitude, em virtude da composição e concentração dos gases atmosféricos e que a cor verde simboliza que o fenômeno aconteceu nos estratos mais elevados da atmosfera.

Chuva de meteoros poderá ser vista do Brasil no dia 31 de maio

23/05/2022 às 16:10
Notícia

Chuva de meteoros será visível no Brasil no dia 31 de maio

Tau Herculids poderá ser visualizada com maior facilidade nas regiões do Norte e Nordeste

Durante a madrugada do dia 31 de maio será possível observar a chuva de meteoros Tau Herculids no Brasil. O pico está previsto para as 2h da manhã (Horário de Brasília) e poderá ser visualizada com maior clareza nas regiões do Norte e Nordeste. Moradores das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul irão depender das condições do tempo e da intensidade da chuva de meteoros para aproveitar o fenômeno meteorológico.

A chuva de meteoros Tau Herculids é o resultado da fragmentação do cometa 73P/Schwassmann-Wachmann 3 (SW3). . Marcelo de Cicco, astrônomo coordenador do EXOSS, projeto brasileiro de pesquisas com meteoros em colaboração com o Observatório Nacional, informa que quanto mais próximo da linha do equador estiver o observador, maiores serão as chances de visualizar com clareza o fenômeno, que irá iniciar no final de maio até o início de junho, com pico programado para a madrugada de 31 de maio. 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Meteoros Monte Castelo SC
User img

Luiz Schmidt

Estudante de jornalismo na UFSC e Escritor. Amante de games, anime, manga e cultura japonesa. Autor do livro Histórias de Amor Talvez Estranhas.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.