Inteligência Artificial do Google transforma texto em imagem realista

Novo recurso impressiona pela qualidade e precisão

Inteligência Artificial do Google transforma texto em imagem realista
Créditos: Google

Nessa semana o Google apresentou sua mais nova ferramenta que vai te fazer perder os limites da imaginação. Chamado de Imagen, o novo serviço transforma qualquer texto que você possa imaginar em uma imagem ultra realista ou em uma renderização artística.

Quer ver como funciona? A página mostra alguns exemplos. Imagine “um pequeno cacto usando um chapéu de palha e óculos de sol neon no deserto do Saara.

Outro exemplo? Pois bem. Imagine agora “Um ursinho de pelúcia nadando borboleta nos Jogos Olímpicos 400m” 


Segundo o próprio Google, o projeto apresenta resultados melhores e mais precisos que as concorrentes - DALL-E, criado pelo laboratório comercial de inteligência artificial OpenIA, por exemplo. Os resultados da gigante das buscas vão além em termos de qualidade e interpretação de texto, muitas vezes apresentando resultados bastante inusitados.

É claro, os desenvolvedores do projeto obviamente vão divulgar nesta primeira etapa os melhores resultados. Então, embora as imagens pareçam perfeitas, não necessariamente estão representando a qualidade média geral das imagens que a IA produziu. É muito comum que imagens geradas dessa forma pareçam, na verdade, com um aspecto manchado ou borrado.

Vale ressaltar que essa ferramenta ainda não está disponível para o público em geral e o Google explica o porquê. Além de ainda estar em fase de testes, geradores de imagens como este possuem grande potencial de criar figuras nocivas, racistas, violentas e pornográficas. Além disso, podem aumentar a criação e disseminação de fake news - talvez a principal razão pela qual a empresa ainda mantém o recurso restrito.

Continua após a publicidade

Além disso o Imagen “codifica vários preconceitos e estereótipos sociais, incluindo um viés geral para gerar imagens de pessoas com tons de pele mais claros e uma tendência de imagens que retratam diferentes profissões se alinharem aos estereótipos de gênero ocidentais.” segundo o próprio Google.

A solução para esses problemas é aprimorar o serviço com mais imagens e dados. Esse processo tende a demorar, mas o Google parece comprometido a entregar um gerador de imagens de qualidade e criar métodos de avaliação para o preconceito social de IA no futuro. 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Google
User img

Tainan Toldo

Jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina. Viciado em tecnologia, internet e mundo pop. Redator e Social Media no Mundo Conectado e no Adrenaline.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.