NASA desenvolve sistema para drones e táxis aéreos tomarem decisões críticas de segurança

Sistema DRF busca criar o futuro da mobilidade urbana aérea

NASA desenvolve sistema para drones e táxis aéreos tomarem decisões críticas de segurança
Créditos: NASA/Reprodução

A NASA, aparentemente, quer mais do que construir o futuro da humanidade no espaço. A agência espacial americana também está de olho no futuro da mobilidade urbana aérea, na Terra. Ela está desenvolvendo o projeto DRF (Data and Reasoning Fabric) que irá oferecer uma base de dados descentralizada para drones e táxis aéreos tomarem decisões críticas de segurança. 

A NASA acredita que é necessário criar um ecossistema acessível que irá fornecer acesso a informações atualizadas sobre o trafego aéreo, facilitando a criação de uma rede de mobilidade urbana aérea segura e eficiente. No vídeo abaixo, publicado pela página da Agência Espacial sobre o DRF, podemos ver um pouco sobre como funcionaria o sistema. 

O transporte molda a sociedade, permitindo interações sociais e oportunidades econômicas. Mobilidade aérea avançada oferece a promessa de transporte aéreo sob demanda para pessoas e cargas que pode aumentar de forma drástica a capacidade do nosso sistema de transporte. Reduzindo atrasos, impacto no meio ambiente e aprimorando a qualidade da vida moderna

 

.

25/05/2022 às 10:05
Notícia

SARPAS mudará sistema buscando facilitar informação de voos c...

O sistema foi desenvolvido pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro

O sistema irá permitir o acesso a mapas, acidentes, condições de trânsito, condições do tempo e diversas outras informações para que drones e táxis aéreos sejam capazes de tomar decisões de forma autônoma. O DRF funcionaria como um extenso 'google maps aéreo' com informações em tempo real e descentralizadas que poderiam ser acessadas por qualquer órgão ou drone. Dessa forma o drone teria todas as informações necessárias para entender as condições do tempo e qual a melhor rota a tomar para, por exemplo, realizar a entrega de alguma encomenda. A atualização em tempo real também irá garantir ao drone, a capacidade de tomar decisões e desviar de obstáculos e perigos não programados. 

O projeto está sendo desenvolvido pelo centro de pesquisa Ames da NASA, na Califórnia. Atualmente a intenção do projeto é criar soluções para as necessidades do sistema de Mobilidade Aérea Avançada, também da Agência Espacial Americana. Para a NASA a criação de um ecossistema descentralizado e autossustentável para análise de dados e tomada de decisões precisa ser construído e compartilhado entre órgãos governamentais, empresas e usuários para criar o futuro da mobilidade aérea urbana. 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: DroneDJ, NASA
User img

Luiz Schmidt

Estudante de jornalismo na UFSC e Escritor. Amante de games, anime, manga e cultura japonesa. Autor do livro Histórias de Amor Talvez Estranhas.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.