SARPAS mudará sistema buscando facilitar informação de voos com drones

O sistema foi desenvolvido pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro

SARPAS mudará sistema buscando facilitar informação de voos com drones
Créditos: DECEA

O sistema SARPAS (Solicitação de Acesso de Aeronaves Remotamente Pilotadas) desde março de 2022 vêm recebendo atualizações para facilitar a solicitações de voos para drones. Desenvolvido pelo DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), o SARPAS é uma plataforma que realiza o cadastro e fornece autorizações de voos para RPAs/Drones e deve ser utilizada antes da realização de qualquer voo.

O site parceiro DroneFriendly testou a nova versão da plataforma e trouxe com maiores detalhes todas as mudanças presentes na nova versão 'beta' do SARPAS. Dentre as alterações, o sistema conta com registro de voos facilitado, que levam cerca de 1 minuto. Além disso, o sistema agora é integrado ao ASA, que concentra os dados do espaço aéreo do DECEA. Porém, o app apresentou alguns bugs em sua versão mobile, algo que é impensável para o dia a dia de pilotos de drone.

SARPAS: o que mudou e como usar

Se você é um usuário comum, que está passeando com a família e quer realizar um voo recreativo, saiba que o SARPAS está com registro de voos muito mais rápido. De acordo com o site DroneFriendly, que nos forneceu as informações, a solicitação leva em torno de 1 minuto para ser realizada.

  • Primeiro passo: realizar o login, que pode ser feito através da sua conta do Gov.br. A conta única permite acesso a diversos serviços digitais governamentais, desde o IRPF, ConecteSUS, Meu INSS e assinatura digital. Ao integrar o sistema, isso permite que o usuário não tenha que criar uma nova conta e senha para o sistema. Basta utilizar os dados de acesso da sua conta do Gov.br
  • Página inicial: traz informações do usuário, como nome e CPF. O Painel mostra informações dos últimos voos e no canto esquerdo você tem as opções Solicitar Voo, Aeronaves, Voos, Equipes e Compartilhamento.

  • Aeronaves: A opção Aeronaves mostra os dispositivos vinculados ao seu CPF. Aqui, percebemos que não há link para baixar a Certidão de Cadastro de Aeronave não Tripulada. Algo que com certeza ainda precisa ser implementado, no futuro. 

  • Meus Voos: A opção mostra todos os voos solicitados/aprovados que foram realizados pelo usuário. Aqui encontramos alguns bugs e problemas com o SARPAS. durante a utilização, a plataforma realizou registros de voos não solicitados e também a exibição de dados pessoais, como o CPF de outros usuários. Por se tratar de um sistema em fase beta, esperamos que muitos desses problemas sejam corrigidos com o tempo.
  • Na opção Ação, o usuário pode escolher para ver mais detalhes do seu voo.

  • Detalhes de Voo: a página Detalhes do Voo é o local que encontra-se com a maior quantidade de bugs e falta de informações. O QR-Code de solicitação remete a um link quebrado, e na versão mobile a página não é responsiva, não se adaptando aos diferentes tipos de tela dos smartphones. Se você precisar mostrar informações do seu voo para alguma autoridade, não poderá contar com a versão mobile do aplicativo. 
  • Além disso, a página precisa de algumas melhorias para facilitar a utilização por parte do usuário, como: incluir coordenadas, detalhes de altura e área, opção de Zoom do mapa da 'Área Solicitada' para aumentar o número de informações do local onde será/foi realizado o voo. 

Solicitar Voo

Para Solicitar um voo você precisará de cerca de 1 minuto. Caso a sua solicitação seja negada, o processo de avaliação não costuma demorar mais do que 15 segundos. Por isso, a praticidade do sistema é o seu maior ponto positivo. 

Continua após a publicidade

  • Solicitar Voo: Primeiro basta preencher os dados básicos do voo, como nome, aeronave e código do piloto (tudo já carregado no sistema). O SARPAS também alterou a opção de horário, colocando um aviso que os horários precisam ser informados de acordo com o horário de Brasília (UTC-3), para evitar confusão por parte do usuário.
  • Na etapa de Localização e Resumo da Solicitação, ao deixar o localizador do celular ativo, as informações de sua localização são coletadas automaticamente o que facilita o processo de registro e aceite do voo e as informações são cruzadas com os dados da ASA.

Apesar das inúmeras melhorias, o sistema SARPAS ainda precisa ser aprimorado para suprir as necessidades dos pilotos de drone. A rapidez e facilidade em que é feito o registro de um voo recreativo é uma ótima mudança, que impedem que o usuário tenha alguma desculpa para não realizar o registro do seu voo. Porém, os bugs e app mobile não responsivo em diferentes telas na página com as informações de voo são problemas sérios que precisam ser resolvidos logo.

De qualquer forma, a DECEA aparentemente está no caminho certo para desenvolver um sistema que, no futuro, será muito eficiente.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: DroneFriendly, DECEA
User img

Luiz Schmidt

Estudante de jornalismo na UFSC e Escritor. Amante de games, anime, manga e cultura japonesa. Autor do livro Histórias de Amor Talvez Estranhas.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.