É aceitável espionar o celular do parceiro? 30% dos brasileiros acham que sim

Uso de stalkerware sem consentimento é crime no Brasil

É aceitável espionar o celular do parceiro? 30% dos brasileiros acham que sim
Créditos: Dr. StClaire by Pixabay/Reprodução

Relacionamentos podem trazer certas demandas que nos fazem ter ciúmes e suspeitas quanto aos nossos parceiros e parceiras, e isso levou cerca de 30% dos brasileiros a espionarem a pessoa que está ao seu lado.

Segundo uma pesquisa intitulada "Stalking online em relacionamentos", realizada pela Kaspersky, praticamente um terço dos entrevistados declararam que já utilizaram algum tipo de software que monitora os passos de seu parceiro (a) sem seu consentimento.

O estudo aponta que 14% das pessoas acredita que essa atitude é normal; outros 16% dizem ser aceitável essa manobra em certas situações, como suspeita de infidelidade (67%) ou em questões de segurança (54%).

18/04/2022 às 10:00
Notícia

Quer fugir de 'stalkers'? WhatsApp terá recurso par...

Atualmente, usuário pode selecionar por se 'esconder' apenas de sua lista ou de todas as co...

Nunca foi tão fácil stalkear alguém na internet - o ato de perseguir uma pessoa. Através de softwares, aplicativos e alguns serviços disponíveis em sites dedicados a esse tipo de manobra, as pessoas conseguem executar esse monitoramento abusivo.

Devido ao aumento desta prática, no país já é crime monitorar essa espécie de perseguição digital; uma a cada quatro brasileiros já foi vítima ou sofre esse tipo de monitoramento ilegal através de um stalkerware.

Você sabe o que é um stalkerware?

Stalkerware pode ser um aplicativo ou software capaz de monitorar cada passo da vítima durante o seu dia, seja dentro ou fora do celular. Desde espionagem das redes sociais, troca de mensagens, ligações, até mostrar em tempo real a localização da pessoa e lugares que ela tem frequentado. 

E você não precisa ser um super hacker para utilizar esses aplicativos e softwares, porque eles são facilmente localizados nas lojas dos sistemas operacionais Android e iOS.

O nome stalkerware, vem de stalker (perseguidor), que se refere a pessoas que importunam e seguem suas vítimas, seja de maneira física ou digital, sem permissão ou consentimento algum.

Continua após a publicidade

 

É importante destacar que o programa stalkerware é instalado, na maioria das vezes, tendo acesso físico ao equipamento, por esse motivo o abuso é sempre feito por alguém próximo à vítima: cônjuge, familiar ou, em alguns casos, colegas de trabalho”, explica Fábio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky no Brasil.

Ainda de acordo com a pesquisa da Kaspersky, cerca de 23% dos brasileiros concordam com a vigilância sob determinadas condições, para segurança das partes.

A delegada de polícia, Milena Lima, é especializada em crimes digitais e violência contra mulheres, e em sua rotina é comum os parceiros utilizarem esse argumento para persuadir a vítima e com isso instalar o software de monitoramento.

"Essa falsa justificativa é usada para persuadir vítimas do crime de stalking, sendo preocupante o número de pessoas que acabam se sujeitando ao controle por desconhecer seus direitos e até mesmo por não se enxergarem como vítimas de abuso”, afirma Milena.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Kaspersky
User img

Eddy Venino

Escreve sobre games, filmes, séries e tecnologia desde 2017. Já teve diversos projetos na área, entre sites especializados e podcast. Ama cultura POP e se der corda vai conversar sobre assunto por horas a fio, indo de Dragon Ball a literatura clássica. Idealizador do coletivo NOIZ; hoje tenta tornar o entretenimento um local mais receptivo para que todos possam curtir seu lado geek/nerd.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.