Pesquisa mostra que maioria dos brasileiros não sabe para que serve o 5G

Muitas pessoas conhecem o termo, mas poucos sabem explicar as reais vantagens da evolução tecnológica

Pesquisa mostra que maioria dos brasileiros não sabe para que serve o 5G
Créditos: pixabay.com / Publicado por "torstensimon"

De acordo com as informações divulgadas em uma pesquisa disponibilizada pela IDC Brasil na última terça-feira, 24 de maio, em uma amostragem de 723 pessoas, 42% dos entrevistados acreditam que o 5G vai transformar a forma de acesso à internet. Mesmo com várias campanhas publicitárias na mídia nacional, muitos brasileiros não entenderam quais são as verdadeiras vantagens do 5G, apesar do termo ser relativamente conhecido entre o público.

Apenas 22% dos indivíduos afirmaram que pretendem migrar para a tecnologia no próximo ano. Obviamente, além das barreiras de preço, poucos realmente compreendem os benefícios quando comparam com os planos tradicionais, mais acessíveis e bem estruturados de 4G. Segundo Luciano Saboia, gerente de pesquisa e consultoria em telecom:

“Falta comunicação. Falta mostrar às pessoas situações e casos em que elas realmente vão precisar usar a altíssima velocidade proporcionada pelo 5G (…) Seu carro por aplicativo não vai vir mais rápido por causa do 5G. Sua troca de mensagens também não deve mudar muito. Agora, o vídeo de alta definição vai depender muito da conectividade”.

Ou seja, para o gerente de pesquisa e consultoria, seria responsabilidade das companhias demonstrarem com clareza como a evolução afetará a vida dos seus consumidores. Estima-se que o serviço estará disponível, pelo menos em algumas capitais, no segundo semestre de 2022. Entre as principais melhorias, teremos taxas de download que podem chegar a 1 Gbps, baixa latência e mais estabilidade quando comparado com outras opções de internet móvel.

Até então, como mencionado acima por Saboia, os impactos serão sentidos por aqueles que dependem de altas taxas de download para acessar conteúdos multimídia mais complexos; contudo, em um futuro não tão distante, espera-se que outros aparatos aproveitem o 5G, como óculos de realidade aumentada, e uma integração ainda mais fluida com as redes sociais. Para empresas, as possibilidades viabilizadas pelas otimizações serão apreciadas desde já.

(Ilustração / Créditos: pixabay.com)

Confira o restante dos resultados da pesquisa, conforme veiculado pelo Portal UOL:

Continua após a publicidade

40% acreditam que o 5G vai transformar a forma como veem vídeos;

36% acreditam que o 5G vai transformar a forma como jogam videogame;

33% acreditam que o 5G vai transformar a forma como trabalham;

30% acreditam que o 5G vai transformar a forma como compram online;

85% disseram que foram alvo de algum incidente em segurança de informação nos últimos 12 meses.

18/03/2022 às 18:00
Notícia

Brasil terá "rede pura de 5G" até julho, diz Ericsson

Previsões do governo bate com fala de CEO da empresa

Qual é a sua opinião sobre este tema? Adotará a nova opção assim que estiver disponível, ou aguardará lançamentos de smartphones e/ou planos mais acessíveis das operadoras? Compartilhe a sua opinião no campo de comentários e nas nossas redes sociais!

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: uol.com.br
User img

Guilherme Pinheiro

Formado em jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Fã de videogames desde os 6 anos de idade, sendo o seu hobby preferido desde então.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.