Telescópio James Webb pratica monitoramento de asteroide

Monitoramento é teste para capacidade de observação de objetos

Telescópio James Webb pratica monitoramento de asteroide
Créditos: Divulgação/NASA

Aparentemente, falta pouco para o Telescópio Espacial James Webb (JWST, em inglês) iniciar as suas observações oficiais. Enquanto esse momento não chega, diversos testes são realizados. O teste mais recente do JWST envolve as suas habilidades de rastreio de objetos espaciais que estão em movimento. Para isso, o telescópio espacial monitorou um asteroide. 

23/05/2022 às 20:58
Notícia

NASA diz que "algo estranho está acontecendo com o unive...

Dados mostraram que o universo está se expandindo mais rápido do que os cientistas previam

James Webb foi bem no stalking

O asteroide escolhido para o "stalking" do JWST foi o 6841 Tenzing, localizado no cinturão de asteroides e batizado em homenagem a Tenzing Norgay, uma das duas primeiras pessoas a atingir o cume do Everest. A escolha do 6841 Tenzing aconteceu porque o Instituto Científico de Telescópios Espaciais da NASA queria que James Webb rastreasse um objeto com um nome ligado a algo de sucesso, justificou Bryan Holler, integrante do Instituto. 

O rastreamento do asteroide também foi... um sucesso. No seu blog, a NASA publicou que serão realizados mais testes desse tipo. Afinal, há objetos mais distantes, se movendo em diferentes velocidades, e o Telescópio Espacial James Webb precisa se sair bem em todos esses tipos de observações. Além disso, a diferença de temperatura de operação pode afetar o alinhamento de seus espelhos e instrumentos.

Apesar da capacidade de observar objetos extremamente distantes, o James Webb terá um papel importantíssimo em observar os planetas mais afastados do centro do Sistema Solar. Urano e Netuno serão estudados pelo JWST, só não foi revelado se será no primeiro ano de operação.

James Webb: anos de produção até o lançamento

 

O projeto do telescópio James Webb foi desenvolvido pela National Aeronautics and Space Administration (NASA) em conjunto com as agências espaciais europeias e canadense. Inicialmente, era previsto para ter sido lançado em 2007. Mas alguns problemas atrasaram o lançamento do modelo, um deles foi o alto custo de produção do telescópio James Webb, que estava aumentando cada vez mais e, ainda em 2005, fizeram os engenheiros repensar o projeto original.

Em 2016 o telescópio foi declarado como pronto, mas novamente o seu projeto foi suspenso por complicações de construção e ficou assim até 2019, quando ele finalmente foi montado. Entretanto, devido a pandemia causada pela COVID-19, mais atrasos aconteceram até a NASA finalmente marcar o dia 18 de dezembro de 2021 para o lançamento.

Continua após a publicidade

02/05/2022 às 14:30
Notícia

Telescópio James Webb está pronto para capturar fotos do univ...

NASA diz que imagens do JWST estão melhor do que o esperado

Através dele os pesquisadores poderão observar ainda mais coisas do espaço, podendo ver algumas das galáxias mais antigas do universo e outros corpos celestes, como buracos negros.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Space
User img

Felipe Freitas

Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia e adora jogos com histórias bem feitas. Não perde a chance de fazer uma Jojo Pose.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.