Windows 11 aceitará widgets de terceiros em atualização que chega ainda em 2022

Microsoft não divulgou data oficial para atualização

Windows 11 aceitará widgets de terceiros em atualização que chega ainda em 2022
Créditos: Divulgação/Microsoft

Microsoft anunciou nesta terça-feira, dia 24 de maio, que está desenvolvendo um futuro suporte para widgets de terceiro no Windows 11. Sem especificar a data para a atualização, falando apenas "mais tarde no ano", a empresa demonstra que ouviu feedbacks dos usuários do seu sistema operacional. A declaração foi dada por Panos Panay, chefe da divisão de Dispositivos e Windows, na conferência anual da Microsoft para desenvolvedores. 

24/05/2022 às 14:44
Notícia

Apps de Android para Windows 11 estarão disponíveis em mais 5...

Apps do Android podem ser usados graças a uma parceria com a Amazon Appstore

Widgets do Windows 11 são úteis... Mas limitados

Atualmente, o Windows 11 conta com widgets (ícone da previsão do tempo na barra de tarefas) nativos do sistema operacional e que incrementam o uso de aplicativos e softwares integrados, como Microsoft To Do (aplicativo de lista de tarefas), Fotos do OneDrive, Tráfego na região e o Outlook. Há também widgets que mostram as principais notícias do momento no seu país. Pela experiência empírica, eles apenas pegam notícias populares e jogam na funcionalidade — só isso explica o tanto de notícia sobre ex-BBBs que eu vi quando fui tirar uma captura de tela para ilustrar a notícia. 


Adeus Widgets, padrãozinhos! Créditos: Reprodução/Windows.

"Nós estamos 'empolgados' pelos feedbacks que os usuários passaram até agora, a pessoas estão gostando do acesso rápido ao conteúdo mais importante para eles em um formato que parece fluído, sem interromper a sua rotina", disse Panos Panay. "Começando mais tarde no ano, vocês serão capazes de construir widgets em parceria com apps para Win32 e PWA no Windows 11, utilizando a plataforma de cartões (de widgets) adaptativos".

Infelizmente, Panay não se aprofundou no cronograma de lançamento da atualização. Mas antes de chegar na versão final, os desenvolvedores testarão a funcionalidade. Ontem, dia 23, a Microsoft também divulgou os testes com widgets visíveis no desktop. Atualmente, os widgets estão apenas em um painel próprio, que é aberto ao clicar no seu ícone na barra de tarefas. 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

User img

Felipe Freitas

Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia e adora jogos com histórias bem feitas. Não perde a chance de fazer uma Jojo Pose.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.