NASA diz que "algo estranho está acontecendo com o universo"; entenda o que é

Dados mostraram que o universo está se expandindo mais rápido do que os cientistas previam

NASA diz que "algo estranho está acontecendo com o universo"; entenda o que é
Créditos: NASA

O Telescópio Espacial Hubble está atualmente em uma missão de avaliar a expansão do universo, e com isso vários dados tem sido coletados durante essa missão. E recentemente alguns dos dados foram levados a publico, o que levou a agência espacial norte-americana NASA apontar que “algo estranho" está acontecendo com o universo.

Isso por conta de uma discrepância na taxa de expansão do universo ao nosso redor e nas observações que foram feitas após o Big Bang.

23/05/2022 às 13:31

Asteroide com 1,8 km de diâmetro passará próximo da Terra nes...

Será um dos maiores asteroide a passar próximo a Terra esse ano

Essas novas descobertas apontam que o universo não está expandindo a uma taxa uniforme, como era esperado pelos cientistas, mas ao invés disso ele está apresentando uma velocidade de expansão maior do que a esperada.

Desse modo os cientistas agora estão empenhados em entender esse novo fenômeno e conseguir medir essa taxa de expansão, afinal é importante entender quais as condições que estão levando o universo a se comportar dessa forma.

A expansão e o Telescópio James Webb

O estudo sobre a expansão do universo não é algo novo, na verdade é algo que começou há algumas décadas atrás, mais precisamente em 1920, quando Edwin P. Hubble e Georges Lemaitre sugeriram que as galáxias fora da nossa não eram estacionarias, ou seja, estavam se afastando de nós.

Hubble, inclusive, acrescentará que quanto maior fosse a distancia dessa galáxia do planeta Terra, mais rápido ela estaria se afastando. Porém, com os dados do Hubble disponíveis hoje, em vez dos 67,5 (mais ou menos 0,5) quilômetros por segundo por megaparsec (unidade astronômica de distância equivalente a 1 milhão de parsecs), as observações apontam 73 (mais ou menos 1) quilômetros por segundo por megaparsec, sugerindo uma velocidade bem maior do aquela do modelo esperado.

Esse estranho fenômeno está sendo estudado pelos cientistas em conjunto de “mercados de marcos” de espaço e tempo, que podem ser usados ??para rastrear a taxa de expansão do universo à medida que essas galáxias distantes continuam se afastando de nós.

“O Telescópio Espacial Webb estenderá o trabalho do Hubble, mostrando esses marcadores de marcos cósmicos a distâncias maiores ou com resolução mais nítida do que o Hubble pode ver”, disse a NASA.

A NASA também relatou que calibrou mais de 40 marcadores desde o lançamento do Telescópio Hubble em 1990. E com o lançamento do Telescópio Espacial James Webb, os cientistas esperam que com os novos dados coletados eles possam ter uma visão mais aprofundada do assunto.

Via: The Indian Express

Diogo Batista

Um apaixonado por games, filmes de horror, livros e metal extremo. Começou a produzir conteúdo na internet quando tudo ainda era mato e não parou mais.