Mesmo com os diversos contratempos, a NASA se mantém otimista para o início da missão Artemis I. Após divulgar as possíveis novas datas para o lançamento da missão, a agência espacial americana (de nome oficial Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço) realizará mais testes com o sistema de lançamento de Artemis I a partir do próximo mês.
NASA revela nova janela de lançamento da Artemis I
Agência prevê lançamento para agosto deste ano e 158 datas possíveis
Artemis I na plataforma de lançamento
A NASA levará todo o sistema de lançamento (cápsula de transporte Orion e foguete Space Launch System) para a plataforma de lançamento para repetir os testes chamados de "wet dress rehearsal" (ensaio molhado na tradução livre), em que a agência simula diversas checagens e procedimentos pré-lançamento — incluindo as contagens regressivas e abastecimento do foguete, motivo do molhado no nome.
Esta será a segunda vez que a agência espacial americana realiza esse ensaio. O primeiro aconteceu em primeiro de abril, onde foram detectados alguns problemas, como um vazamento de hidrogênio na linha que conecta a torre de lançamento ao foguete.
Em 25 de abril, a Artemis I (o termo também é válido para todo o sistema de lançamento que levará a missão até a lua) foi levada para Setor de Montagem de Veículo (VAB na sigla em inglês). Os consertos foram finalizados e o teste wet dress poderá ser realizado mais uma vez.
Missão Artemis I programa para agosto... ou ano que vem
Após adiar o lançamento em março, a NASA divulgou a lista de possíveis datas para o início do projeto. No total, serão 158 oportunidades de lançamento do gigantesco foguete Space Launch System. A primeira janela para o envio da missão é 26 de julho deste ano, mas a lista da agência espacial sugere até mesmo lançamentos para 2023. A agência espera lançar a Artemis I em agosto.
Programa Artemis: a humanidade volta à lua
O Programa Artemis terá três missões. A Artemis 1, não tripulada, servirá como um teste para o foguete SLS e a espaçonave Orion, além de testar também outras tecnologias da NASA para as missões tripulados na órbita lunar. Em maio de 2024 (se tudo ocorrer como o planejado), será a vez da Artemis 2 levar humanos para a órbita da lua e além da órbita baixa pela primeira vez desde 1972, quando foi realizada a última missão Apollo. A Artemis 3 deve acontecer em 2025 e finalmente pousará com humanos na Lua, 53 anos após a última visita ao satélite natural.
.....
Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.
Fonte: Space