NASA realizará mais testes com foguete de nova missão lunar

Foguete SLS lançará a missão Artemis I em viagem para a lua

NASA realizará mais testes com foguete de nova missão lunar
Créditos: Divulgação/NASA

Mesmo com os diversos contratempos, a NASA se mantém otimista para o início da missão Artemis I. Após divulgar as possíveis novas datas para o lançamento da missão, a agência espacial americana (de nome oficial Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço) realizará mais testes com o sistema de lançamento de Artemis I a partir do próximo mês. 

17/05/2022 às 16:45
Notícia

NASA revela nova janela de lançamento da Artemis I

Agência prevê lançamento para agosto deste ano e 158 datas possíveis

Artemis I na plataforma de lançamento

NASA levará todo o sistema de lançamento (cápsula de transporte Orion e foguete Space Launch System) para a plataforma de lançamento para repetir os testes chamados de "wet dress rehearsal" (ensaio molhado na tradução livre), em que a agência simula diversas checagens e procedimentos pré-lançamento — incluindo as contagens regressivas e abastecimento do foguete, motivo do molhado no nome.

 

Esta será a segunda vez que a agência espacial americana realiza esse ensaio. O primeiro aconteceu em primeiro de abril, onde foram detectados alguns problemas, como um vazamento de hidrogênio na linha que conecta a torre de lançamento ao foguete. 

Em 25 de abril, a Artemis I (o termo também é válido para todo o sistema de lançamento que levará a missão até a lua) foi levada para Setor de Montagem de Veículo (VAB na sigla em inglês). Os consertos foram finalizados e o teste wet dress poderá ser realizado mais uma vez.

Missão Artemis I programa para agosto... ou ano que vem

Após adiar o lançamento em março, a NASA divulgou a lista de possíveis datas para o início do projeto. No total, serão 158 oportunidades de lançamento do gigantesco foguete Space Launch System. A primeira janela para o envio da missão é 26 de julho deste ano, mas a lista da agência espacial sugere até mesmo lançamentos para 2023. A agência espera lançar a Artemis I em agosto.

Programa Artemis: a humanidade volta à lua

Programa Artemis terá três missões. A Artemis 1, não tripulada, servirá como um teste para o foguete SLS e a espaçonave Orion, além de testar também outras tecnologias da NASA para as missões tripulados na órbita lunar. Em maio de 2024 (se tudo ocorrer como o planejado), será a vez da Artemis 2 levar humanos para a órbita da lua e além da órbita baixa pela primeira vez desde 1972, quando foi realizada a última missão Apollo. A Artemis 3 deve acontecer em 2025 e finalmente pousará com humanos na Lua, 53 anos após a última visita ao satélite natural. 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Space
User img

Felipe Freitas

Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia e adora jogos com histórias bem feitas. Não perde a chance de fazer uma Jojo Pose.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.