Chuva de meteoros será visível no Brasil no dia 31 de maio

Tau Herculids poderá ser visualizada com maior facilidade nas regiões do Norte e Nordeste

Chuva de meteoros será visível no Brasil no dia 31 de maio
Créditos: Getty Images/Reprodução

Durante a madrugada do dia 31 de maio será possível observar a chuva de meteoros Tau Herculids no Brasil. O pico está previsto para as 2h da manhã (Horário de Brasília) e poderá ser visualizada com maior clareza nas regiões do Norte e Nordeste. Moradores das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul irão depender das condições do tempo e da intensidade da chuva de meteoros para aproveitar o fenômeno metereológico.

23/05/2022 às 14:15
Notícia

Painel solar mantém antena Starlink carregada e 100% funcional

Sistema custou um total de US$ 2.000 e conta com uma bateria de 450 ah

A chuva de meteoros Tau Herculids é o resultado da fragmentação do cometa 73P/Schwassmann-Wachmann 3 (SW3). . Marcelo de Cicco, astrônomo coordenador do EXOSS, projeto brasileiro de pesquisas com meteoros em colaboração com o Observatório Nacional, informa que quanto mais próximo da linha do equador estiver o observador, maiores serão as chances de visualizar com clareza o fenômeno, que irá iniciar no final de maio até o início de junho, com pico programado para a madrugada de 31 de maio. 

De acordo com a Organização Internacional de Meteoros (IMO) é difícil prever com exatidão quais serão as taxas de meteoros por hora que irão cruzar o céu noturno. A IMO apontam para uma intensidade de 140 a 1.400 meteoros por hora, o que irá resultar em uma boa oportunidade de visualização. "Não é possível predizer com precisão. Pode ser que nada aconteça, pode ser que seja uma chuva fraca, intensa e até mesmo uma tempestade de meteoros", comentou Marcelo de Cicco.

Recentemente outra chuva de meteoros pode ser visualizada na região de Santa Catarina e também em São Paulo e Paraná e rendeu belíssimas imagens para quem conseguiu aproveitar o fenômeno.

Cometa descoberto em 1930

No ano de 1930, dois observadores alemães Arnold Schwassmann e Arno Arthur Wachmann descobriram e batizaram o comenta 73P/Schwassmann-Wachman 3, que orbitava o sol a cada 5,4 anos. Durante o final da década de 1970 os cientistas perceberam que o cometa havia se tornado cerca de 600 vezes mais brilhante, tornando possível a observação a olho nu durante sua passagem.

O resultado da mudança foi a fragmentação do comenta que começou a se dividir em inúmeros pedaços e desde então continua se fragmentando. Por se tratar de inúmeros fragmentos, também é difícil afirmar com certeza se nos demais dias, além do dia 31 de maio, também será possível observar a chuva de meteoros. "“Por conta de uma certa indefinição da posição orbital dos outros pedaços do cometa SW3, recomendamos que sejam feitas observações no período de 28 de maio a 1º de junho, sempre de madrugada, com possibilidades de assistirmos ainda muitos meteoros vindo da direção Noroeste, próximos ao radiante da Tau - Herculids", reforçou o coordenador do EXOSS

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Gov, IMO
User img

Luiz Schmidt

Estudante de jornalismo na UFSC e Escritor. Amante de games, anime, manga e cultura japonesa. Autor do livro Histórias de Amor Talvez Estranhas.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.