Asteroide com 1,8 km de diâmetro passará próximo da Terra nesta semana

Será um dos maiores asteroide a passar próximo a Terra esse ano

Asteroide com 1,8 km de diâmetro passará próximo da Terra nesta semana
Créditos: Imagem de urikyo33 do Pixabay

Com cerca de 1,8 quilômetros, o asteroide chamado de 7335 (1989 JA) está previsto para passar próximo do planeta Terra neste próximo fim de semana, no sábado (27/05), e não apresenta qualquer perigo apesar de ter sido classificado como “potencialmente perigoso” de acordo com o NASA's Center for Near Earth Object Studies (CNEOS).

25/03/2022 às 15:43

Veja quais são os planos da NASA para impedir que asteroides ...

NASA já identificou cerca de 28.266 asteroides com 130 metros ou mais

Sua classificação como potencialmente perigoso foi atribuído devido aos 1,8 km de diâmetro do asteroide e sua proximidade com a Terra, o que no caso de uma possível colisão comprometeria uma grande, se não quase toda a vida em nosso planeta.

Por outro lado, o asteroide fará sua passagem próxima a Terra com uma distancia de quase 4 milhões de quilômetros daqui, ou seja 10 vezes a distância média entre a Terra e a Lua. O que traz segurança a nós seres humanos, mas a chama a atenção dos cientistas e pesquisadores por ser o maior asteroide que passa próximo a Terra esse ano.

Classificado como Apollo

O asteroide 7335 (1989 JA) viaja pelo espaço a uma velocidade estimada de 76.000 km/h, quase 20 vezes mais rápido que uma bala em alta velocidade, e após essa breve passagem próximo a Terra, segundos os cientistas ele deve sobrevoar novamente em 23 de junho de 2055 e a uma distancia de 70 vezes a da Terra e a Lua. O que é uma boa noticia, diga-se de passagem.

Por outro lado é interessante pontuar que, entre os 29.000 objetos próximos da Terra que a NASA rastreia a cada ano, a maioria deles são pequenos, enquanto o 7335 (1989 JA) é 99% maior do que os NEOS registrados. Um NEOS (Near-Earth Object) termo adotado pela NASA, se refere a qualquer objeto astronômico que passe a cerca de 30 milhões de milhas (48 milhões de km) da órbita da Terra.

7335 (1989 JA) se encaixa na classe de asteroides que é chamada de Apollo pelos cientistas, na qual consistem asteroides que orbitam o Sol enquanto cruzam periodicamente a órbita da Terra. Estes recebem uma atenção maior das agencias, que até o momento rastrearam apenas 15 mil desses corpos rochosos que podem oferecer algum risco.

Inclusive nós abordamos sobre outro asteroide aqui no Mundo Conectado há alguns meses atrás, o Didymos B fará sua passagem próxima a terra no dia 04 outubro de 2022, o que também não oferece riscos a segurança do planeta, mas ele servirá como um dos primeiros testes programados pela NASA de tirar um asteroide de sua orbita afim de evitar colisões com a Terra. O objetivo não será destruí-lo, só tirá-lo da rota, para a humanidade ficar preparada no caso de um dia isso realmente for necessário.

Via: Live Science

Diogo Batista

Um apaixonado por games, filmes de horror, livros e metal extremo. Começou a produzir conteúdo na internet quando tudo ainda era mato e não parou mais.