Xiaomi quer pôr fim à instalação de aplicativos no Android via APK

Engenheiro da empresa propôs uma alteração no Android Open Source Project

Xiaomi quer pôr fim à instalação de aplicativos no Android via APK
Créditos: Denny Müller on Unsplash

Instalar aplicativos via APK possui diversos pontos positivos e negativos para os usuários, mas isso está se tornando um problema para a Xiaomi. Diversos recursos e apps da empresa estão sendo vazados antes mesmo do lançamento, fazendo com que ela proponha que a Google proíba a instalação por esse tipo de arquivo.

23/05/2022 às 11:00
Notícia

Xiaomi e Leica farão smartphone em conjunto com foco em fotog...

Rumores apontam que o aparelho poderá vir com o novo chipset Snapdragon 8 + Gen 1

A utilização de APKs possui uma grande importância para o ecossistema Android, com diversos desenvolvedores, e usuários, sendo dependentes disso. Possibilitando uma independência maior das lojas do sistema, algumas empresas disponibilizam seus apps apenas nesse formato. Um exemplo disso é o DJI Fly, aplicativo para controlar os drones da DJI, que está disponível apenas como APK no site oficial da empresa.

Apesar dos benefícios desse tipo de instalação, o editor do Esper, Mishaal Rahman, identificou um pedido realizado por um engenheiro da Xiaomi no AOSP (Android Open Source Project) contra esse recurso. Nessa proposta ele propõe impedir os usuários de extrair e copiar os arquivos APK pois eles podem conter “recursos privados". Apesar de já ter se posicionado contra esse tipo de instalação de apps, a Xiaomi ainda não se posicionou oficialmente sobre essa requisição.


Créditos: Divulgação Xiaomi

A gigante chinesa propõe que os apps Android fiquem disponíveis apenas através das lojas oficiais, como a Play Store e outras. Entretanto, esse pedido deverá ser analisado pela Google, que não deverá aceitar essa mudança no sistema.

Como apontado pelo portal TuttoAndroid, um dos funcionários da gigante das pesquisas respondeu a proposta afirmando que essa funcionalidade não iria servir para nada, visto que ele é feito apenas para os “usuários finais”, sendo facilmente contornado através de compilação de depuração do sistema.

23/05/2022 às 11:15
Notícia

Smartphone Infinix Hot 12 Play é anunciado: bateria de 6000 m...

Aparelho começa a ser vendido na Índia no dia 30 de maio por cerca de 527 reais

O motivo para a Xiaomi estar tão interessada em proibir o acesso e compartilhamento do APKs no Android é o fato de diversos recursos e aplicativos da empresa serem vazados antes mesmo do lançamento. Mas, com a possível recusa da Google em adicionar essa novidade ao AOSP, é possível que a empresa faça uma solução própria para a MIUI.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: TuttoAndroid, Mishaal Rahman
User img

Willian Ferreira

Willian Ferreira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2019 e começou a estudar Sistemas na Estácio. Desde criança é um aficionado por games, essa paixão acabou despertando o interesse na área de tecnologia. Joga de tudo um pouco, mas tem uma preferencia para jogos de ação, FPS e Fable.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.