Skynet? Google afirma que está próximo de desenvolver I.A em "nível humano"

Entenda um pouco mais sobre a inteligência artificial apelidada de "Gato"

Skynet? Google afirma que está próximo de desenvolver I.A em "nível humano"
Créditos: Divulgação | DeepMind

Segundo o Dr. Nando de Freitas, pesquisador da DeepMind (empresa adquirida pelo Google em 2014), a tecnologia de Inteligência Artificial (IA), conhecida como AGI (Artificial General Intelligence / Inteligência Geral Artificial), “será mais incrível do que um ser humano”. Mesmo com os avanços constantes no aprendizado de máquina nos últimos anos, a AGI estará, supostamente, em outro patamar, pois contará com redes neurais que podem ser definidas como “ligeiramente conscientes”. Seria este mais um passo em direção aos robôs muito conhecidos em filmes de ficção científica há décadas?

O intuito é criar modelos ainda mais seguros, eficientes em computação, mais rápidos, com mais memória e, claro, maiores. Os profissionais esperam criar uma IA que consiga reunir uma “família de intuições”. Obviamente, apesar dos resultados almejados serem sem precedentes, ainda há muito trabalho pela frente. Os considerados “problemas humanos” são radicalmente diferentes dos previstos por máquinas até então, porque nem sempre é possível ter apenas uma resposta correta.

Este é um tema abordado por cineastas e outros entusiastas do tema. Como uma máquina poderia entender as nuances dos sentimentos humanos de um jeito aceitável? Algo assim, em primeiro lugar, seria possível? Afinal, entender outras pessoas não é uma tarefa fácil nem mesmo para os indivíduos da mesma espécie, quanto mais para robôs — mesmo com tecnologia de ponta. E, antes que todo o potencial possa ser extraído da AGI, será necessário obter aprendizados de outros seres humanos, e dos raciocínios envolvidos.

As implicações de uma tecnologia tão inovadora são extremamente difíceis de antecipar nos dias de hoje. Provavelmente, as futuras gerações terão mais aptidão para a possível nova realidade que uma inteligência artificial tão poderosa poderia moldar. De toda forma, de acordo com as expectativas do Dr. Nando de Freitas, a DeepMind está no caminho certo para concretizar essas ambições. No momento, o “Gato”, uma IA capaz de conquistas multimodais, já está sendo aprimorado.

O “Gato”

O novo sistema de IA é conhecido por ser um “agente generalista”. Ou seja, de acordo com os seus idealizadores, em outras palavras, teria o “potencial de rivalizar o intelecto humano e raciocinar em vários níveis diferentes de aprendizagem”. Entre as funções designadas e possíveis, temos várias tarefas cotidianas, como jogar games de Atari, empilhar objetos, legendar imagens e até mesmo dialogar.

(Funcionamento do “Gato” / Créditos: DeepMind / newscientist.com)

Continua após a publicidade

Segundo Scott Reed, coautor e pesquisador do “Gato”:

A maioria dos sistemas de IA atuais funciona para uma única tarefa ou domínio restrito por vez. Ter um único sistema capaz de resolver muitas atividades não é algo novo. No entanto, a novidade aqui é a diversidade de tarefas abordadas e o método de treinamento.

 

Como é de se esperar, enquanto alguns estão otimistas com o potencial desta evolução, outros temem um possível futuro distópico, no qual a humanidade ficaria refém de um sistema extremamente inteligente, capaz de superar totalmente a humanidade. Como a imagem acima ilustra, algo deste nível poderia aprender sem a intervenção de terceiros, sendo fundamental o desenvolvimento de um “botão de desligar”, caso algum problema aconteça.

Por outro lado, enquanto alguns cientistas estão empolgados, outros afirmam que as conquistas obtidas pela AGI “não são tão revolucionárias como acreditam”; contudo, um contra-argumento para essa afirmação é que será necessário, antes de mais nada, construir uma “base de conhecimentos”, que pode ser desenvolvida e aprimorada posteriormente.

11/05/2022 às 16:15
Notícia

Guarani e mais: Google Tradutor adiciona suporte para 24 novo...

Empresa afirma que cerca de 300 milhões de pessoas falam os idiomas adicionados

E você? Qual é a sua opinião sobre este tema? Compartilhe o seu ponto de vista no campo de comentários e nas nossas redes sociais!

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: canaltech.com.br, olhardigital.com.br Fonte: newscientist.com
User img

Guilherme Pinheiro

Formado em jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Fã de videogames desde os 6 anos de idade, sendo o seu hobby preferido desde então.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.