A China lançará em 2023 o seu primeiro grande telescópio espacial (se todo o desenvolvimento do programa sair como o planejado, claro). Batizado de Telescópio Chinês da Estação Espacial (CSST na sigla em inglês), ele será o equiparado ao Telescópio Espacial Hubble, mas seu campo de visão será bem maior do que a sua contraparte da NASA. A missão integra o plano quinquenal da Agência Espacial Chinesa de exploração espacial.
Fotos da Estação Espacial Internacional revelam lado escuro d...
O evento aconteceu entre os dias 15 e 16 de maio
Telescópio chinês terá missão de 10 anos
A lente equipada no CSST mede pouco mais de 2 metros (6,6 pés), tamanho idêntico ao do Hubble. A diferença é que o campo de visão será, de acordo com a Agência Espacial Chinesa, 350 vezes maior que o do telescópio da NASA. Esse maior campo de visão fará do telescópio chinês a melhor opção para observações espaciais. Além disso, devemos levar em conta o fato de ser um equipamento 32 anos mais jovem que o Hubble (descontando os 11 anos de produção até o seu lançamento em 1990), que trará os mais modernos instrumentos de observação espacial e uma "câmera" de 2,5 bilhõe de pixel. A China planeja que a missão do CSST dure 10 anos.
Créditos: Reprodução.
Buracos negros e exoplanetas
Entres os objetos espaciais que a Agência Espacial Chinesa pretende estudar estão buracos negros supermassivos e exoplanetas. O CSST também terá instrumentos para mapear berçários estelares na Via Láctea e objetos de alta velocidade, como asteroides e cometas.
O telescópio chinês seguirá uma órbita similar à Tiangong, a estação espacial chinesa. Apesar do Telescópio Espacial James Webb estar prestes a iniciar suas operações, a possível chegada do CSST em 2023 ampliará os esforços da comunidade científica nos estudos astronômicos. E as diferentes órbitas e instrumentos entre os dois fará com que cada um tenha as suas peculiaridades para atender diversos tipos de estudos.
.....
Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.
Fonte: BGR