Nos últimos dias, diversos usuários de iPhone que possuem planos da operadora americana T-Mobile tiveram seus eSIM (chip embutido para identificar o número do telefone) desativados. O bug/glitch desativava o chip embutido das funcionalidades iMessage e FaceTime, principais meios de comunicação do iPhone nos Estados Unidos (WhatsApp não é tão popular no país). Apesar de parecer algo restrito só aos americanos, o problema gera preocupação para a série iPhone 14, já que é esperado que ele só utilize o eSIM.
Conheça o eSIM, novo cartão SIM que é tendência e virá embuti...
Novo chip é menor que o atual, não pode ser trocado e da mais segurança para os aparelhos
Reativação do eSIM do iPhone é "arcaica"
Apesar de não ser uma notícia sobre vazamento ou especulação, Mark Gurman, um dos principais "vazadores" da Apple, será citado. Gurman foi um dos que sofreu o problema e relatou a sua experiência no Twitter. No início, o jornalista da Bloobmerg disse que não parecia ter uma solução para isso além de ir até a operadora T-Mobile e pedir um cartão SIM físico. Algo que foge da praticidade por trás da tecnologia eSIM: não precisar de um cartão físico.
Outro método para solucionar o problema foi remover a conta do eSIM do iPhone e configurar a mesma conta novamente. Como disse Gurman, é um processo complexo para a maioria das pessoas. Aqui minhas aspas, mesmo em um aparelho com sistema operacional mais user friendly. O público mais ligado a tecnologias e dispositivos eletrônicos pode ter facilidade em resolver, mas como diria um professor da faculdade: magro, sua mãe entenderia isso? Muito provavelmente o público mais idoso não saberia resolver isso.
SIM físico resolve, mas e no iPhone 14?
Segundo a T-Mobile, em resposta a Mark Gurman, o problema está relacionado ao iCloud e Apple ID e eles estão trabalhando em conjunto com a Apple para resolver o bug. Os iPhones afetados usavam os iOS 15.4, 15.5 e 15.6.
É esperado que toda a série iPhone 14 só conte com o eSIM, abandonando a entrada para o cartão SIM. Por mais que seja um problema "isolado" (se levarmos em conta que foi somente com uma operadora nos Estados Unidos), um bug desse a nível global causaria uma grande dor de cabeça para a Apple. E que o problema não se expanda para outras companhias ao redor do mundo.
.....
Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.
Via: GSM Arena Fonte: Mark Gurman