Senado Federal aprova projeto de incentivo ao desenvolvimento de carros elétricos no Brasil

Presidente da Comissão de Assuntos Econômicos afirma que Brasil precisa planejar o futuro da indústria automotiva

Senado Federal aprova projeto de incentivo ao desenvolvimento de carros elétricos no Brasil
Créditos: Novo Varejo/Reprodução

A Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) deferiu no Senado Federal o projeto de lei 6.020/2019 que cria política de incentivo tributário ao desenvolvimento de carros e veículos elétricos no Brasil. Proposto pela senadora Leila Barros (PDT-DF), a PL segue para análise da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

17/05/2022 às 21:10
Notícia

Você já pode reservar o novo caminhão elétrico da Tesla; depó...

Dentro de até dez dias, o interessado deverá depositar mais US$ 15 mil

O texto da PL propõe que durante a primeira década da regulamentação, empresas do programa Rota 2030 deverão aplicar 1,5% dos benefícios tributários em pesquisas de instituições públicas referentes ao desenvolvimento de carros elétricos. De acordo com o presidente da CCT, Rodrigo Cunha (União-AL), o Brasil precisa se preparar rapidamente para o futuro da indústria automotiva, e que o aumento de vendas em veículos elétricos é uma tendência mundial. 

Na Alemanha, esses veículos representaram 26% das vendas de carros em 2021. O avanço dos veículos elétricos é um processo em rápida aceleração, e é global. Então o Brasil precisa planejar o futuro de nossa indústria automotiva, que é 20% do PIB industrial - Rodrigo Cunha, presidente da CCT

 

Potencial de investimento

De acordo com o presidente da CCT, o Brasil apresenta um grande potencial de investimento para o desenvolvimento de baterias para veículos elétricos, devido a riqueza mineral presente em solo nacional. "Poderemos fabricar as baterias aqui mesmo e então exportá-las para mercado de fora, em vez de simplesmente enviar esses recursos para que outros países façam a manufatura das baterias. E ainda há um importante mercado que poderia se abrir para nossos biocombustíveis, que podem servir até para motores de aeronaves", comentou Rodrigo.

O programa Rota 2030 prevê a concessão de inúmeros benefícios tributários para montadoras de carros, em contrapartida as empresas precisam desenvolver tecnologicamente os veículos produzidos e comercializados em território nacional. A PL propõe que quem participar do programa irá definitivamente contribuir com o desenvolvimento das pesquisas de carros elétricos no Brasil. O Rota 2030 foi criado durante o governo de Michel Temer e tem como meta obrigatória a redução das emissões de C02 e avanços na economia no consumo de combustível.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Agência Senado
User img

Luiz Schmidt

Estudante de jornalismo na UFSC e Escritor. Amante de games, anime, manga e cultura japonesa. Autor do livro Histórias de Amor Talvez Estranhas.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.