Quem acompanha o Mundo Conectado deve saber sobre as diversas marcas chinesas de smartphones e como elas lançam produtos competitivos: vivo, Oppo, OnePlus. Infelizmente, uma parte dessas fabricantes não vendem diretamente para o Brasil ou lançam para o país produtos selecionados, como os flagships. A compra desses dispositivos pode ser realizada por marketplaces asiáticos como AliExpress ou Shopee, mesmo que a versão “Global” não tenha certificação da Anatel. Mas a TCL está tendo sucesso aqui.
TCL atinge 100 mil smartphones ativados no Brasil
Enquanto algumas das marcas chinesas possuem representação própria, a TCL tem seus produtos distribuídos oficialmente pela Usina de Vendas (assim como a Infinix é representada no Brasil pela positivo). A Usina divulgou que os smartphones da TCL atingiram a marca de 100 mil dispositivos ativados no país.
“O número de ativações tem aumentado exponencialmente a cada semana, o que levou três modelos da marca a um posicionamento de destaque no ranking do Painel Semanal da GfK Brasil”, destaca Marco Antonio Palma, CEO da Usina de Vendas. A GfK é uma empresa do ramo de pesquisa de mercado
De acordo com o Painel Semanal GfK Brasil, na semana 16 sobre as vendas de smartphones com preço médio até R$ 500, o TCL L5 é classificado como um dos Toop 5 de aparelhos mais ativados. Já no segmento de preços médios, entre R$ 500 e R$ 750, o TCL L10 Lite entra na lista dos Top 10 e o TCL L7 está entre os Top 15. A expectativa para os próximos meses é de sustentação deste crescimento, alcançando o dobro das ativações em relação ao ano passado.
Para atingir a marca de 100 mil smartphones TCL no Brasil, a Usina de Vendas explica que precisou superar vários desafios da economia e do mercado no país. Para citar alguns dos mais relevantes: a deterioração econômica e do poder de compra dos brasileiros; pandemia e período de lockdown com o fechamento de lojas físicas, principalmente de clientes regionais de todos os portes; a falta de componentes no mercado global, que impactou a cadeia de abastecimento e preços; impactos da guerra na Ucrânia na economia global; além de aumentos da Selic, inflação e inadimplência.
Ainda assim, esse resultado parece mostrar que o público brasileiro está abandonando a crença que produtos “made in China” têm uma qualidade menor. O crescimento da Xiaomi no mercado mundial, com smartphones de alta qualidade, fez com que a mentalidade do consumidor aceitasse mais facilmente estas novas marcas.
- Categorias
- Tags