Índice do Artigo

Android

TCL atinge marca de 100 mil smartphones ativados no Brasil

Resultado mostra ampliação de marcas chinesas no Brasil

TCL atinge marca de 100 mil smartphones ativados no Brasil
Créditos: Divulgação/TCL

Quem acompanha o Mundo Conectado deve saber sobre as diversas marcas chinesas de smartphones e como elas lançam produtos competitivos: vivo, Oppo, OnePlus. Infelizmente, uma parte dessas fabricantes não vendem diretamente para o Brasil ou lançam para o país produtos selecionados, como os flagships. A compra desses dispositivos pode ser realizada por marketplaces asiáticos como AliExpress ou Shopee, mesmo que a versão “Global” não tenha certificação da Anatel. Mas a TCL está tendo sucesso aqui.

Conteúdo Relacionado
SEMP TCL inaugura fábrica de condicionadores de ar em Manaus

SEMP TCL inaugura fábrica de condicionadores de ar em Manaus

TCL atinge 100 mil smartphones ativados no Brasil

Enquanto algumas das marcas chinesas possuem representação própria, a TCL tem seus produtos distribuídos oficialmente pela Usina de Vendas (assim como a Infinix é representada no Brasil pela positivo). A Usina divulgou que os smartphones da TCL atingiram a marca de 100 mil dispositivos ativados no país. 

“O número de ativações tem aumentado exponencialmente a cada semana, o que levou três modelos da marca a um posicionamento de destaque no ranking do Painel Semanal da GfK Brasil”, destaca Marco Antonio Palma, CEO da Usina de Vendas. A GfK é uma empresa do ramo de pesquisa de mercado

De acordo com o Painel Semanal GfK Brasil, na semana 16 sobre as vendas de smartphones com preço médio até R$ 500, o TCL L5 é classificado como um dos Toop 5 de aparelhos mais ativados. Já no segmento de preços médios, entre R$ 500 e R$ 750, o TCL L10 Lite entra na lista dos Top 10 e o TCL L7 está entre os Top 15. A expectativa para os próximos meses é de sustentação deste crescimento, alcançando o dobro das ativações em relação ao ano passado.

Para atingir a marca de 100 mil smartphones TCL no Brasil, a Usina de Vendas explica que precisou superar vários desafios da economia e do mercado no país. Para citar alguns dos mais relevantes: a deterioração econômica e do poder de compra dos brasileiros; pandemia e período de lockdown com o fechamento de lojas físicas, principalmente de clientes regionais de todos os portes; a falta de componentes no mercado global, que impactou a cadeia de abastecimento e preços; impactos da guerra na Ucrânia na economia global; além de aumentos da Selic, inflação e inadimplência.

Ainda assim, esse resultado parece mostrar que o público brasileiro está abandonando a crença que produtos “made in China” têm uma qualidade menor. O crescimento da Xiaomi no mercado mundial, com smartphones de alta qualidade, fez com que a mentalidade do consumidor aceitasse mais facilmente estas novas marcas.