Qualcomm anuncia chipset Snapdragon 8 + Gen 1: mais velocidade, menos consumo

Smartphones com o novo SoC deverão chegar no semestre que vem

Qualcomm anuncia chipset Snapdragon 8 + Gen 1: mais velocidade, menos consumo
Créditos: Divulgação Qualcomm

A Qualcomm apresentou hoje o seu mais novo chipset topo de linha, o Snapdragon 8 + Gen 1, que é uma versão atualizada do modelo 8 Gen 1 padrão. Graças ao novo processo de produção utilizado pela fabricante, o novo chip apresentará um ganho significativo de desempenho, com uma maior eficiência energética.

18/05/2022 às 16:15
Notícia

realme GT 2 Pro e realme C35 chegam ao Brasil; veja preços

Lançamento também traz promoções e desconto de até R$ 1.000 no GT 2 Pro

Desempenho superior consumindo menos

Quando o SD 8 Gen 1 foi lançado, o modelo trouxe alguns avanços ao seu antecessor, mas ainda sim, apresentava uma potência abaixo do esperado. Supostamente esse problema está relacionado ao nó de 4 nm da Samsung utilizado no modelo, por causa disso, na versão Plus a empresa substituiu esse nó para o 4 nm da TSMC.

Por causa disso, o Snapdragon 8 + Gen 1 apresentará alguns ganhos significativos de desempenho e também de consumo de energia. Internamente o modelo virá com o mesmo design do seu antecessor, mas a Qualcomm conseguiu aumentar o clock da CPU e GPU em 10%, com o chip possuindo um aumento de até 20% de desempenho por watt, resultando em uma economia de 15% de energia em certos usos.


Créditos: Divulgação Qualcomm

A maior eficiência do processo da TSMC também impactará no consumo de bateria do modelo, com a fabricante afirmando que a CPU e GPU possuem uma maior eficiência de 30%. Isso aumentará a vida útil das baterias dos smartphones equipados com o SoC, segundo a empresa, o novo modelo poderá aguentar até uma hora a mais longe da tomada que o seu antecessor durante os jogos, 50 minutos a mais em navegação nas redes sociais e mais de 5,5 horas de conversação.

Motorola deverá ser a primeira a utilizar o novo SoC

A Qualcomm não mostrou detalhadamente as especificações do novo Snapdragon 8 + Gen 1, mas falou que os primeiros smartphones com o novo processador chegarão no terceiro trimestre de 2022. Rumores apontam que a Motorola quer repetir o seu feito com o SD 8 Gen 1 e ser a primeira fabricante a lançar um aparelho com a versão Plus.

20/05/2022 às 10:00
Notícia

Elon Musk chega ao Brasil nesta sexta e se encontra com Jair ...

De acordo com o Ministro das Comunicações, a pauta do encontro será a Amazônia

Junto dela, a empresa também afirmou que as fabricantes ASUS ROG, Black Shark, HONOR, iQOO, Lenovo, Nubia, OnePlus, OPPO, OSOM, realme, RedMagic, Redmi, vivo, Xiaomi e ZTE também estão trabalhando com o novo chip. A Samsung não é citada na lista mesmo planejando usar o novo chipset, isso acontece pois ela não permite ser vinculada a esse tipo de anúncio.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Android Authority Fonte: Qualcomm
User img

Willian Ferreira

Willian Ferreira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2019 e começou a estudar Sistemas na Estácio. Desde criança é um aficionado por games, essa paixão acabou despertando o interesse na área de tecnologia. Joga de tudo um pouco, mas tem uma preferencia para jogos de ação, FPS e Fable.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.